Em sua segunda edição, o evento ocorre de 16 a 18 de março e visa a discussão de questões de gênero e empoderamento feminino na sociedade contemporânea. Segundo a organização, este ano a programação trará mais diversidade, contando com exposições de trabalhos artísticos e artesanato, apresentações musicais, performances, além das já tradicionais oficinas e mesas de discussão acerca de temas relacionados às problemáticas femininas atuais.
Mabelle Bandoli, docente de Ciência Política e professora na instituição há dois anos, afirma que a principal motivação para a realização do evento é a própria demanda dos alunos. “O debate sobre democracia e relações de gênero e Direitos Humanos tornou-se incontornável e decidimos realizar a Semana como um evento que se dedicasse a esses debates e ainda servisse de acolhimento aos estudantes calouros. A partir de então, entendemos que a Semana, assim como outras atividades que tornem vivos e presentes no ambiente acadêmico e na comunidade o debate sobre a promoção dos Direitos Humanos, precisava fazer parte de nosso calendário letivo permanentemente”, contou.
Sobre a segunda edição, Mabelle conta que a participação ativa das alunas surpreendeu e enriqueceu ainda mais a Semana. “Este era um sonho das e dos docentes que organizaram a primeira edição, mas honestamente esse desenvolvimento aconteceu de forma muito mais rica e mais rápida do que supúnhamos”, disse. A professora lembrou ainda da importância do evento para a comunidade. “Percebemos que a superação dos muros do IFPR já é uma realidade, com envolvimento crescente de pessoas para além do IF, o que é muito positivo.”
Acadêmica do 3º ano de Ciências Sociais na instituição, Brenda Letícia Souza da Silva, participa da organização pela segunda vez consecutiva. Segundo ela, a temática da Semana tem consequências reais na vida, principalmente, das mulheres participantes. “Fiquei mais resistente. Hoje faço o que eu quero e corro atrás de tudo que acredito. Se estou no IFPR continuando o curso, mesmo com algumas dificuldades, é graças à participação no evento”, contou.
A abertura oficial da 2ª Semana Mulheres e Direitos Humanos do IFPR acontece às 19h do dia 16 de março e fica por conta do Coral do IFPR, que promete uma apresentação emocionante.
Confira a programação completa:
O Instituto Federal do Paraná está localizado à rua Antônio Carlos Rodrigues, 453, no bairro Porto Seguro. Mais informações pelo telefone: (41) 3721-8300.
Da assessoria da IFPR