Novidade para esta edição é a inclusão de 15 cursos, sendo sete superiores e oito técnicos
reprodução

Abertas até o dia 8 de outubro as inscrições para o processo seletivo do IFPR (Instituto Federal do Paraná) edição 2018. São ofertadas 3.771 vagas em cursos técnicos de nível médio e 1.637 nos superiores, distribuídas em 24 municípios.

A novidade é a inclusão de mais 15 cursos, sete superiores e oito técnicos de nível médio. 

No ensino superior os as novidades são licenciatura em química (ofertado nos campi Irati, Pitanga e Cascavel), tecnologia em gestão ambiental (Paranaguá), tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas e bacharelado em arquitetura e urbanismo (Umuarama) e engenharia de controle e automação (Jacarezinho). 

Os novos cursos técnicos são todos ofertados na forma integrado ao Ensino Médio - a partir de uma única matrícula na instituição o estudante conclui o Ensino Médio e uma habilitação profissional técnica. As opções são agropecuária e agricultura (Assis Chateaubriand), programação de jogos digitais (Telêmaco Borba), cooperativismo (Coronel Vivida), informática (Barracão), aquicultura (Foz do Iguaçu) e eletrotécnica e mecânica (Jacarezinho). 

Os cursos subsequentes também estão com vagas abertas. Esses são destinados a quem já tem o Ensino Médio completo e busca profissionalização técnica. 

As inscrições devem ser efetuadas no http://concursos.funtefpr.org.br/ifpr2018/ - página da Funtef, organizadora do processo. A taxa de inscrição é R$ 50. 


Publicidade


PROVAS 

As provas serão aplicadas no dia 19 de novembro, das 14 às 18h. Para os cursos de nível médio, elas serão realizadas em Assis Chateaubriand, Barracão, Campo Largo, Capanema, Cascavel, Colombo, Coronel Vivida, Curitiba, Foz do Iguaçu, Goioerê, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Jaguariaíva, Quedas do Iguaçu, Londrina, Palmas, Paranaguá, Paranavaí, Pinhais, Pitanga, Telêmaco Borba, Umuarama e União da Vitória. 

Para os superiores, as provas serão em Assis Chateaubriand, Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Palmas, Paranaguá, Paranavaí, Pitanga, Telêmaco Borba e Umuarama. 

Os candidatos somente poderão realizar a prova na cidade que oferta os cursos para os quais efetuaram a inscrição. 

INCLUSÃO SOCIAL 

Do total de vagas, 80% são destinadas à inclusão social e 20% à concorrência geral. Das vagas reservadas à inclusão, 60% são para estudantes de escolas públicas, 10% para candidatos pretos ou pardos, 5% para indígenas e 5% para pessoas com deficiência.

Deixe o seu comentário