Dirigentes do partido querem o apresentador como candidato em 2018
© Divulgação

Na última quinta-feira (21), dirigentes do DEM estiveram reunidos com Luciano Huck, na cidade do Rio de Janeiro. Na pauta do encontro, que contou com a presença do ministro da Educação, Mendonça Filho, e do prefeito de Salvador, ACM Neto, estava a filiação do apresentar ao partido.

O objetivo, de acordo com membros da legenda, é viabilizar a candidatura de Huck à Presidência no próximo ano, já que o partido quer concorrer ao pleito com um candidato próprio. Outras duas reuniões no mesmo tom já foram realizadas entre o DEM e o apresentador.

A assessoria dele confirmou o encontro, mas negou a filiação. "O Luciano segue conversando com todos que queiram trocar ideias de como podem influenciar positivamente o debate eleitoral do ano que vem. Mas, não está filiado e nem discutiu o assunto com ninguém nas últimas semanas”, informou.


Publicidade


Para os políticos que pretendem se candidatar às eleições de 2018, a filiação acaba em abril. O DEM também pretende mudar de nome e, no próximo mês, deve anunciar se passará a se chamar Mude, Centro ou Centro Democrático.

Na onda de "transformação", busca novidades para compor seu quadro político. Além de Huck, um dos novos filiados ao partido é Kim Kataguiri, do Movimento Brasil Livre (MBL), que concorrerá a uma vaga na Câmara Federal.

O apresentador tem sido bastante elogiado dentro do partido. De acordo com informações de O Globo, os dois nomes de que o DEM dispõe hoje para concorrer ao Planalto — o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e ACM Neto — não demonstram interesse na empreitada. Maia tende a se candidatar à reeleição para a Câmara e o prefeito de Salvador prefere se lançar ao governo da Bahia.

No entanto, os democratas também andam cortejando outro nome considerado "de peso" para as próximas eleições: João Doria, prefeito de São Paulo pelo PSDB.

No mesmo dia do encontro com Huck, os dirigentes do DEM foram recebidos pelo tucano em sua residência. Neste caso, a esperança do partido é que o PSDB escolha como candidato o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

O prefeito já deixou claro que quer ser candidato a presidente e que tentará viabilizar sua postulação pelo PSDB.

"Se ele for preterido no PSDB e quiser entrar no DEM, não tem como recusar. Ele é o candidato que muitos partidos gostariam de ter", afirmou um dirigente do DEM à reportagem.

"Depois do jantar ficou claro que ele será candidato em 2018 mesmo dentro de uma Kombi", avaliou outro integrante da sigla.

Em março, numa entrevista ao jornal “Folha de S.Paulo”, Huck disse que chegava a hora da sua geração “ocupar os espaços de poder". "Não dá para responder na atual conjuntura. Falando seriamente, nossa geração chegou a um momento em que tem capacidade, saúde, força de trabalho, relevância, influência. Quem entrou na faculdade em 1990 está chegando agora aos espaços de poder. Faço parte desta geração", disse o apresentador, na ocasião.

Deixe o seu comentário