O gabinete será um canal de conexão de todos os órgãos de segurança pública das três esferas de governo que atuam no município

O prefeito Marcelo Roque criou o Gabinete de Gestão Integrada de Paranaguá (GGI-Pguá) que promoverá ação integrada visando a definição coletiva das prioridades de ação e como um canal de conexão de todos os órgãos de segurança pública das três esferas de governo que atuam na cidade.

O gabinete vai promover a articulação conjunta de diversas estratégias de prevenção da violência, reforçando as potencialidades na obtenção de melhores resultados. A criação faz parte do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) que destina-se à prevenção, controle e repressão da criminalidade, articulando ações de segurança pública e das políticas sociais.

Esteve novo gabinete vai promover a articulação conjunta, analisar as informações coletadas e armazenadas pelas instituições de segurança pública, discutir conjuntamente os problemas e promover ações.

Representantes de 14 segmentos devem compor o Gabinete de Gestão Integrada de Paranaguá. São eles: Secretaria Municipal de Segurança, Comandante da Guarda Civil Municipal, Superintendente Municipal de Trânsito, Delegacia de Polícia Civil, Batalhão da Polícia Militar, Grupamento do Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar, Delegacia de Polícia Rodoviária Federal, Justiça da Vara Criminal, Delegacia de Polícia Federal, Guarda Portuária, Ministério Público Estadual e Ministério Público Federal.

E ainda poderão participar representantes das secretarias municipais de Assistência Social, Educação, Urbanismo, Serviços Urbanos, Saúde, Obras Públicas, Cultura e Turismo como convidados em ações sociais preventivas.

Prefeitura fez sua parte

Prefeitura fez sua parte

A criação do novo Gabinete faz parte de uma série de ações que a atual administração municipal tomou ao longo dos últimos anos.

A Prefeitura adquiriu fardamento, armamento, coletes e viaturas para equipar a Guarda Civil Municipal. Apoiou a realização de cursos de treinamento para os Guardas e para a ROMU- equipe de Rondas Ostensivas.

“A nossa Guarda e a ROMU têm feito trabalho de apoio à Polícia Militar e Civil em Paranaguá”, destacou o prefeito Marcelo Roque.

“Mas sabemos que a segurança pública é um trabalho conjunto e necessário, principalmente, por conta da explosão de violência e por isso nós temos buscado a colaboração de deputados para reforçar as ações na segurança de Paranaguá. Queremos um efetivo da Polícia Militar bom durante todo o ano no nosso município, mas o que temos hoje é o mesmo de muitos anos para atender uma população que só cresce”, reforçou o prefeito.

“Estamos cobrando o que é de direito dos cidadãos de Paranaguá. Nós estamos fazendo o que está ao nosso alcance, mas sabemos que o policiamento ostensivo cabe aos governos estaduais”, completou Marcelo Roque.

A Prefeitura também instalou câmeras de segurança em pontos estratégicos da cidade e continua com a instalação de novos totens. Foram mais de R$ 25 milhões investidos nos últimos anos na estruturação da Guarda Municipal.

Todos os detalhes técnicos desta iniciativa do Gabinete de Gestão Integrada constam do Decreto 3.009/2021 publicado no Diário Oficial do Município.

SECOM

Deixe o seu comentário