Vigilância Sanitária faz cursos de capacitação para as pessoas que trabalharão nas barracas, primando pelo cuidado com a manipulação de alimentos

A última reunião feita entre secretarias municipais e representantes das famílias de pescadores, na tarde da última quinta-feira, dia 8, serviu para definir a localização de cada família nas barracas dispostas na Praça de Eventos Mário Roque e entrega do regulamento da 7a Festa Nacional da Tainha.

A Festa contará com a participação de famílias em 16 barracas que serão disponibilizadas em dois stands. São quatro famílias da comunidade marítima de Amparo, mais uma família da Ponta do Ubá, e ainda serão representadas as comunidades pesqueiras da Vila Guarani, Piaçaguera, Ilha dos Valadares, Ilha do Mel, e comunidade marítima do Teixeira. 

Para chegar à 7a Festa de nível nacional, foi preciso ampliar. O primeiro passo foi tornar a festa regional. E continua sendo assim, tanto que neste ano participam famílias de pescadores de Guaraqueçaba e outra de Pontal do Paraná e ainda de Barra do Sul, de Santa Catarina.

O sorteio para definir os lugares que cada um ocupará nos stands foi feito de forma transparente e na frente de todos.

“Nós aproveitamos o momento para acertar vários detalhes inerentes à realização da festa como limpeza dos peixes e sobre o uso de alguns banheiros que serão de uso exclusivo do pessoal que trabalhará na festa”, explicou o secretário de Cultura, Turismo e Esporte, Darlan Janes Macedo Silva.

Publicidade

Vigilância Sanitária

A Secretaria Municipal de Saúde também estava representada para organizar os nomes de todas as pessoas que trabalharão na Praça. “Eles participaram de mais um curso de capacitação e sabem que há requisitos importantes para garantir a proteção deles mesmos durante a manipulação dos alimentos e permanência no local”, explicou Juliana Ávila Queiroz.

Uso de touca para cobrir o cabelo, manter unhas curtas, evitar o uso de relógio, anéis ou outros acessórios também fazem parte das exigências, e ainda calçado fechado para evitar acidentes, sem esquecer do álcool em gel para uso de todos.

Ainda participaram da reunião os secretários de Serviços Urbanos, Cleomir dos Santos, de Comunicação, Camila Roque, de Segurança, João Carlos da Silva, além da equipe de apoio destas secretarias.

Fonte: PMP

Deixe o seu comentário