Capacitação visa reduzir a mortalidade infantil e melhorar o atendimento durante gestação e puerpério

Foi realizado nesta quarta-feira, 17, um treinamento especializado em enfermagem pré-natal, uma iniciativa do Comitê Materno Infantil e Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo principal do treinamento é evitar a mortalidade infantil, um problema que preocupa as autoridades de saúde.

Durante o treinamento, foram abordados temas como o tratamento para sífilis, a gestação de risco e a alta qualificada, que é o puerpério (pós-gestação). A capacitação foi observada pela equipe de enfermagem e equipe médica das unidades de saúde.

“Estamos comprometidos em fornecer a melhor capacitação possível para nossas equipes. Acreditamos que, ao melhorar o atendimento pré-natal, podemos fazer uma diferença significativa na redução da mortalidade infantil. Este treinamento é um passo importante nessa direção”, ressalta a diretora de Enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde, Suellen Lacerda.

A capacitação está sendo fornecida por meio do Comitê Materno Infantil para as equipes da Atenção Primária, reforçando o compromisso do Comitê em melhorar a saúde materno-infantil na região.

PRÉ-NATAL

O pré-natal é o cuidado de saúde que uma mulher recebe durante a gravidez. Ele começa assim que a mulher sabe ou acredita que está grávida. Visitas pré-natais precoces e regulares a um profissional de saúde são importantes para a saúde tanto da mãe quanto do feto. O médico, enfermeiro e equipe de saúde monitorará a mãe e o desenvolvimento do futuro bebê e realizará testes de rotina para ajudar a encontrar e prevenir possíveis problemas. Essas consultas regulares também são uma ótima oportunidade para aprender como aliviar qualquer desconforto que a gestante possa sentir e fazer quaisquer outras perguntas sobre sua gravidez e o nascimento do bebê.

O pré-natal pode ajudar a prevenir complicações e informar as mulheres sobre etapas importantes que podem ser tomadas para proteger o bebê e garantir uma gravidez saudável. Com o cuidado pré-natal regular, as mulheres podem reduzir o risco de complicações na gravidez.

COMITÊ

O Comitê Materno Infantil, formado por representantes de diversas instituições, incluindo o Hospital Regional do Litoral, Vigilância Epidemiológica, APS, Assistência Social da Saúde, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Ambulatório de Risco, Cievs e representantes da classe médica, tem como principal objetivo avaliar os dados epidemiológicos e propor ações que contribuam para a redução da mortalidade materna e infantil.

Jornalista: Flávia Adans

Deixe o seu comentário