Os representantes da Rumo ALL se comprometeram em trazer respostas à Prefeitura numa nova reunião marcada para a próxima quarta, 01
Foto: Rafael Pinheiro

Com a intenção de garantir uma solução ao direito de ir e vir do povo parnanguara, o prefeito Marcelo Roque recebeu nesta segunda-feira, 23, representantes da Rumo ALL no Palácio São José. Na Câmara, o vereador Marquinhos Roque elaborou uma Lei ora sancionada que impede a obstrução das linhas férreas em horários de constante movimento. O não cumprimento desta, acarretaria em multa a concessionária responsável pelo serviço ferroviário. 

Durante a discussão, Marcelo Roque solicitou uma posição da empresa, pois há anos os cidadãos sofrem tal situação. Segundo o prefeito, as 72 mil pessoas que passam pela Avenida Roque Vernalha diariamente, não podem mais ser prejudicadas. “Paranaguá escoa toda a riqueza que por aqui passa, mas fica somente com o ônus. Esta situação reflete diretamente na qualidade de vida dos moradores e nós não admitimos isto. Em Gravataí, no Rio Grande do Sul, existe um TAC que  soluciona o problema que enfrentamos hoje”, comentou.


Publicidade


O vereador Nilo Monteiro explicou que Lei aprovada na Câmara Municipal já está em vigor. “A Rumo ALL tem até o dia 2 de novembro para se adequar. Nós estamos zelando pelo bem da nossa cidade que tanto sofre com casos como estes”, disse. O vereador Edu relatou que os problemas com o trafego, por conta do serviço ferroviário em horários de pico, também afeta outras regiões da cidade. “Os moradores da Santa Rita também sofrem com a situação. Nós não queremos interferir no trabalho da Rumo ALL, mas a empresa também não pode interferir no dia-a-dia da cidade”, desabafou. O vereador Tucano também participou da reunião. 

Um novo encontro está marcado para a próxima quarta-feira, 01. Os representantes da Rumo ALL se comprometeram em trazer respostas à Prefeitura neste novo momento de discussão. 

SOBRE A LEI

A Lei permite que a Prefeitura de Paranaguá multe a Rumo ALL quando não houver o devido cumprimento. Segundo o Decreto, a empresa estará sujeita à cominação de multa no valor de R$ 20 mil para cada ato de obstrução da via. Além disso, a Rumo ALL deverá dar publicidade sobre todos os demais horários que pretende realizar suas atividades, além do tamanho da composição e estimativa de tempo em que a via pública permanecerá interditada. Caso contrário, será aplicada uma multa de R$ 10 mil.

A Secretaria Municipal de Urbanismo e Gestão Fundiária fará a fiscalização e a aplicação das penalidades, por meio de um auto de infração. Após da publicação do Decreto que acontece nesta noite, a Rumo ALL contará com 10 dias para se enquadrar aos termos.

SECOM

Leia Também

Em Paranaguá a vacinação contra dengue passa dos 62% e adesão ainda é baixa
Prefeitura de Paranaguá emite nota oficial sobre a Escola Eva Cavani
Senac EAD abre inscrições para cursos técnicos Gratuito

Deixe o seu comentário