Alunos e professores da rede municipal de ensino passam a contar com atendimento especial
PMP/Juliana Leandro

Foi entregue o novo Centro Municipal de Avaliação Especializado (CMAE) nesta quarta-feira, dia 29, em Paranaguá. O espaço oferecerá serviços de avaliação diagnóstica, psicoeducacional e atendimentos terapêuticos educacionais para alunos e professores da rede de educação da Prefeitura de Paranaguá.

“Mais uma ação importante que estamos desenvolvendo para garantir uma educação de qualidade cada vez melhor”, disse o prefeito Marcelo Roque durante a solenidade que ocorreu na sede preparada para iniciar os atendimentos. O prefeito ainda fez um desabafo lembrando que viveu a dificuldade de entender o que acontecia com seu filho que tinha dificuldades de aprendizado. “Até que descobrimos que ele tem dislexia e continua tendo acompanhamento. Então sei a importância de um espaço como esse para atender muitas crianças, além dos professores que precisam de apoio”, desabafou.

O CMAE será coordenado pela equipe da Secretaria Municipal de Educação em Tempo Integral- SEMEDI. De acordo com a secretária da pasta, Vandecy Dutra, haverá pedagogia especializada, atendimento com neuropediatra, psiquiatra, serviços de fonoaudiologia, psicologia e nutrição numa parceria firmada com a Secretaria Municipal de Saúde.

“O Centro garantirá o suporte e colaboração na identificação das necessidades educacionais específicas dos alunos, assim como do professor. Iniciamos o ano pensando na concretização deste sonho”, destacou a secretária Vandecy. “Hoje temos, aproximadamente, 700 alunos que necessitam de atendimento e 260 na fila de espera por uma avaliação”, completou.

Entre os objetivos do CMAE está o de oferecer atendimento educacional especializado, dispondo de recursos multifuncionais pedagógicos necessários no processo de aprendizagem dos alunos, inclusos no processo comum, a fim de complementar ou suplementar a formação dos alunos e garantir o direito à educação de qualidade.

A equipe multidisciplinar fará o acompanhamento do desenvolvimento global das pessoas com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento em fase de escolarização, ressaltando a importância de um atendimento especializado para todos que necessitam.

“Esse lugar tem um propósito. Famílias virão aqui e serão acolhidas e receberão atendimento de qualidade”, reforçou a intérprete da secretaria de Educação, Suellen Marques. O vice-prefeito Arnaldo Maranhão reforçou que o empreendimento irá tratar e beneficiar vidas humanas. “A cidade está vivendo uma nova forma de administração. Nossa gestão está nas ruas, nos bairros e o povo sabe disso”, completou Maranhão.

Valorização dos professores

O Centro Municipal de Avaliação Especializado também vai oferecer o programa Saúde do Professor com atendimento multiprofissional com psicólogo, fonoaudiólogo e profissionais de saúde.

A Secretaria de Educação fez um levantamento no departamento de Recursos Humanos, Paranaguá Previdência, Ouvidoria da Semedi e escolas da rede municipal indicando o afastamento de servidores com auxílio-doença, restrições e readaptações. Foram observados que os principais motivos para o afastamento concentram-se em problemas físicos, o equivalente a 52%, questões psicológicas ou emocionais com 74%, por causa do câncer representando 34% e 4% por dependência química, entre outras.

“É importante tratar estes educadores e servidores deixando a estrutura do município à disposição para desenvolvimento de suas potencialidades”, garantiu o prefeito Marcelo Roque.

“Haverá profissionais para fazer aferimento da pressão e medição de glicemia, incentivo ao autocuidado e acompanhamento da saúde dos nossos professores”, destacou o secretário de Saúde, Paulo Henrique Oliveira. “O prefeito não é médico mas tem compromisso forte com a saúde”, disse.

O vereador Orlei parabenizou o prefeito pelo trabalho realizado. E o vereador Carlos Fangueiro também parabenizou a administração municipal. “Tudo o que é feito de bom temos que reconhecer”, disse. Lembrou ainda que este novo espaço era necessário pois o outro centro de avaliação gratuito existente na cidade não comporta toda a demanda existente em Paranaguá.

A cerimônia de entrega do espaço foi realizada na frente do Centro que fica na rua Rodrigues Alves. Alunos do curso de Libras, formado por guardas civis, bombeiros e policiais militares, apresentaram o Hino Nacional e de Paranaguá na Língua Brasileira de Sinais. Foi um momento marcante para quem participou do evento.

SECOM

Deixe o seu comentário