16/07/2019
reprodução

Duas semanas atrás acontecia o eclipse solar total visível em boa parte de América do Sul, e, agora, um eclipse lunar parcial poderá ser observado em todo o Brasil nesta terça-feira, 16/07. Ao contrário do total, o eclipse parcial acontece quando a Lua passa parcialmente – não totalmente – na sombra da Terra. O fenômeno ocorre sempre que o Sol, a Terra e a Lua se encontram em perfeito alinhamento.

Um eclipse lunar, seja ele total ou parcial, sempre ocorre durante a fase de Lua cheia pois o satélite natural precisa estar atrás da Terra, de uma perspectiva de um observador no Sol. Portanto, assim que o eclipse terminar a Lua brilhará incrivelmente por toda a noite.

O eclipse desta terça será visível em todas as cidades brasileiras no começo da noite. A Lua nascerá eclipsada e quem estiver mais próximo da costa brasileira será privilegiado para observar o fenômeno por um pouco mais de tempo. O fenômeno em si começa às 15h44, no entanto, o satélite natural ainda não vai ter surgido no Brasil – apenas pessoas no continente africano, Europa, Austrália e parte de Ásia vão deslumbrar.

No entanto, logo mais às 17h30 (horário de Brasília) o espetáculo começa em território brasileiro e durará até próximo de 20h. O eclipse chegará em seu ápice às 18h30, onde boa parte da Lua vai estar escura e aparentará ser uma Lua crescente. O horário em que a Lua surge no horizonte pode ter discrepância de alguns minutos a depender da região onde você esteja, portanto, fique sempre de olho na direção Leste. É importante ter uma boa visada se você espera ver desde o momento em que ela aparece.

Apesar de não ser um eclipse total, aproveite o momento e observe seja a olho nu ou com telescópio, afinal, o próximo eclipse lunar com ótima visualização no Brasil só acontecerá em 2021. Nesta terça também é o dia em que comemora-se o 50° ano da missão Apollo 11, aquela que levou o primeiro homem para Lua. Em uma coincidência incrível, este eclipse estará acontecendo nesta data especial para a exploração espacial.

Quem acompanha a página sabe que nós cobrimos o máximo de eventos astronômicos que conseguimos e este eclipse não será diferente. Nós da Mistérios do Espaço estaremos ao vivo às 17h30 (horário de Brasília) para transmitir a Lua eclipsada através de um telescópio. Assista no play abaixo.

Deixe o seu comentário