Iniciada no último dia 20 a campanha está com adesão ainda muito baixa. Além da Semsap a 1.ª Regional de Saúde também terá equipes itinerantes em diversos pontos da cidade para vacinar população entre 9 e 44 anos, 11 meses e 29 dias.

Os 18 postos de saúde de Paranaguá serão abertos neste sábado (24) para a vacinação contra a dengue, entre 8h e 17h. O Dia D terá também equipes itinerantes da Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção (Semsap) no Terminal Rodoviário Urbano e também nas seis lojas da rede de Supermercados Bavaresco (Centro, Palmital, Roque Vernalha, Parque São João, Jardim Samambaia e Jardim Paranaguá). Na sede da pasta, na avenida Gabriel de Lara, 977, também haverá aplicação de doses.

A 1.ª Regional de Saúde terá duas equipes volantes atuando na Ilha dos Valadares. Uma vai ficar fixa durante todo o dia na Praça Ciro Abalém e outra circulará pelos bairros da comunidade insulana. O supermercado Condor do Centro é outro local de vacinação que terá aplicação de vacina, também das 8h às 17h, com equipe do Estado. 

Podem receber a imunização pessoas com idade entre 9 e 44 anos, 11 meses e 29 dias que já tomaram a primeira e a segunda doses. Para se vacinar o paciente deve apresentar documento de identificação para preenchimento de dados no sistema da Secretaria de Estado da Saúde (SESA).

Iniciada no dia 20 a campanha de vacinação está com adesão baixa. Dados atualizados até o final desta quinta-feira (totalizando 3 dias de campanha) apontam que somente 179 pessoas foram vacinadas. A meta é imunizar 20.187 cidadãos de Paranaguá para a terceira dose até 28 de abril, quando termina a campanha. 

O prefeito Marcelo Roque pediu que a população que ainda não tomou a terceira dose procure as unidades básicas e locais com equipes volantes o quanto antes para se vacinar. “É importante completar o esquema vacinal, pois assim haverá proteção completa e duradoura contra a dengue. Sabemos que a eficácia dessa vacina é comprovada. Não há o que temer”, destacou o prefeito. 

Para o secretário municipal de Saúde e Prevenção, Paulo Henrique de Oliveira, a vacina é uma importante ferramenta de combate à dengue, mas a população também pode ajudar, não mantendo objetos com águas paradas em seus quintais. “Estamos fazendo nossa parte diariamente, com agentes de endemias percorrendo as casas, orientando, fazendo remoção dos criadouros e aplicando inseticida com a bomba costal. A população também tem que fazer sua parte”, reforçou o secretário. 

Secom

Deixe o seu comentário