A cidade tem mais de 11 mil contribuintes em condição de destinar recursos para o FIA e 61 empresas na mesma condição

A Receita Federal liberou hoje (15) o prazo de entrega do Imposto de Renda 2023. E quem vai fazer a declaração no modelo completo pode aproveitar para destinar um percentual do imposto para projetos cadastrados junto ao Fundo da Infância, Adolescente e Idoso de Paranaguá.

Pessoa física pode destinar 3% do Imposto Devido aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente e outros 3% aos Fundos dos Direitos do Idoso.

Esses fundos têm o objetivo de financiar projetos que garantem a realização de ações como aulas de música, prática esportiva, cursos de capacitação, entre outros trabalhos que atendem crianças, adolescentes e também pessoas idosas. E a destinação permite que o contribuinte escolha diretamente a aplicação de uma parte do seu imposto sem que o contribuinte pague a mais ou tenha sua restituição diminuída.

Mais de R$ 4,9 milhões podem ser investidos nestes projetos com a adesão maciça daqueles que tem potencial.

De acordo com dados da Receita Federal, Paranaguá tem mais de 11 mil contribuintes pessoa física em condições de fazer repasses para o FIA e 61 empresas na mesma situação.

A secretária da Assistência Social da Prefeitura, Ana Paula Falanga, destaca a importância de pessoas físicas e jurídica estarem aderindo ao processo de doação. “Temos feito visitas a empresas locais com o objetivo de mostrar os projetos que podem ser beneficiados em Paranaguá com a destinação do IR para o FIA e pessoas físicas também têm a mesma condição de ajudar fazendo com que muitos projetos possam ser beneficiados”, destaca Ana Paula.

“Seu imposto vira destinação e um sonho vira realidade”, já diz a campanha destinação da Receita Federal, fazendo com que o imposto de renda seja usado a serviço da cidadania.

Ao preencher o Imposto de Renda, o contribuinte calcula o valor máximo de sua destinação, lembrando que neste caso o máximo é de 6% do imposto, podendo ser de 3% para o Fundo da Criança e Adolescente e outros 3% para Fundo do Idoso. Passo 2 é escolher a cidade para qual destinará os recursos, definindo o FIA de Paranaguá.

O passo 3 envolve o depósito do valor na conta do Fundo e passo 4 é fazer contato com o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente e solicitar o recibo da doação para incluir na declaração.

Jornalista: Luciane Chiarelli/SECOM

Deixe o seu comentário