Os consumidores precisam atrasar o relógio em uma hora.

Em vigor desde o dia 15 de outubro do ano passado, o horário de verão termina à meia-noite de sábado (17) para domingo (18). No Paraná, a medida causou uma redução de 0,5% no consumo de energia.

“Para o consumidor, dificilmente essa mudança será sentida na conta de luz, mas uma redução de 0,5% em um universo de milhões de consumidores deve ser incentivada e preservada porque se reflete, em última instância, em menos acionamento de unidades térmicas”, explica o gerente de Operação de Sistemas de Alta Tensão da Copel, Nelson Cuquel.

A demanda por energia no estado tradicionalmente cai no horário de pico o equivalente à carga de um município do tamanho de Maringá, redução que contribui para evitar perdas de desempenho nas redes de transmissão. Além disso, a redução permite que as hidrelétricas funcionem em regime normal, usando o fluxo dos rios, preservando a água que está em seus reservatórios.

Horário de verão

Os consumidores precisam atrasar o relógio em uma hora.

O horário de verão é implantado em dez estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Distrito Federal, que devem . O objetivo é aliviar a demanda por energia no horário de pico, entre 18h e 21h, nessa época do ano em que os dias são mais longos nas regiões tropicais.

Colaboração ANPr

Deixe o seu comentário