Paranaguá Saneamento alerta para o perigo da utilização de água por fontes alternativas

A Paranaguá Saneamento, empresa do Grupo Iguá, traz um alerta sobre a utilização de fontes alternativas de água e sem os padrões regulamentados pela vigilância sanitária para consumo humano. 

Prática comumente adotada pela população, o uso de fontes paralelas de água, como poço artesiano, ponteira, bica d’água ou até água do morro pode parecer inofensiva por muitas vezes ser cristalina e sem cheiro, porém ela traz sérios riscos à saúde e ao meio ambiente.

A água de poços pode estar contaminada de bactérias e minerais nocivos a saúde e pode provocar doenças de veiculação hídrica como, hepatite, diarreia, cólera, febre tifoide e estar carregada de minerais, ocasionando ao longo do tempo resultados danosos ao organismo.

“A concessionária segue o Decreto nº 5.440/05 e a Portaria GM/MS nº 888, de 4 de maio de 2021, que estabelece os procedimentos relativos ao controle e à vigilância da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. São realizados rigorosos testes de qualidade e monitoramento da água potável, desde a estação de tratamento até a ligação de água na residência ou comércio, 24 horas por dia.”, destaca o diretor geral da Paranaguá Saneamento, Wagner Souza.

A Paranaguá Saneamento investe continuamente em obras de melhorias da infraestrutura, para garantir a efetiva qualidade da água distribuída à população. Os resultados das análises de qualidade são divulgados todos os meses na fatura de água e o compilado do ano no Relatório Anual de Qualidade da Água, que informam a garantia da segurança da água fornecida à população. 

Canais de atendimento

 A concessionária orienta, informa e esclarece eventuais dúvidas através dos canais digitais de atendimento ao cliente, 0800 4000 520, WhatsApp (41) 99244-5030, site www.digiigua.com.br ou presencialmente na loja física, na Rua Vieira dos Santos, 333, aberta das 8h às 17h.

Deixe o seu comentário