Espaço contará com consultório médico, sala de vacina, consultório odontológico, sala de enfermagem, entre outras repartições
reprodução PMP

A população indígena que reside na Ilha da Cotinga contará em breve, com uma unidade básica de saúde reformada e ampliada.

Os indígenas são atendidos por meio do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) com apoio da Secretaria Municipal de Saúde e, com a Ordem de Serviço assinada pelo prefeito Marcelo Roque, contarão com um ambiente na própria ilha para atendimento à saúde sem precisar se deslocar para contar com esse serviço.

“Nos solidarizamos com a luta da população indígena e reforçamos a importância do atendimento à saúde desse povo que é nossa raiz e nossa história. São cerca de 500 mil reais em parceria com o Governo Federal de uma verba que estava praticamente perdida e agora estamos tirando do papel possibilitando ter o atendimento de saúde na Ilha da Cotinga com tudo aquilo que nosso povo indígena precisa sem na própria localidade sem a necessidade de deslocamento”, destaca o prefeito Marcelo Roque.

Com recurso Federal pleiteado pela Secretaria Municipal de Saúde, a unidade contará com 86,58 m² e investimento de R$ 472.676,82. No espaço haverá consultório médico, sala de vacina, consultório odontológico, sala de enfermagem, entre outras repartições tornando o local um ambiente mais confortável para o atendimento desses pacientes.

“Hoje esta unidade está bastante precária e há muitos anos não é usada pela comunidade e tem apenas 50 metros quadrados. Vamos reformar ampliar para mais de 80 metros quadrados. É algo que já vínhamos buscando e trabalho junto com outros órgãos como a Secretaria Especial de Assuntos Indígenas e hoje estamos assinando a Ordem de Serviço e em breve retornaremos para entregar essa nova unidade de saúde que conta com o apoio estrutural do Município e atendimento médico por meio da Secretaria Especial de Assuntos Indígenas”, detalha a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro.

Participaram da solenidade, o presidente da Câmara Fábio dos Santos, os vereadores Júnior Leite, Lindonei Santos, Oseias Bisson e Oziel Marques, além do cacique Dioníso, da cacique Juliana e do cacique Mariano. Colégio Zilah dos Santos Batista, Colégio Estadual Indígena Pindoty, diretora Taciana Bogo, o coral indígena e coral da comunidade.

com informações da PMP

Deixe o seu comentário