Nesta terça-feira, dia 2, é celebrado a data de conscientização sobre o transtorno do espectro

A primeira semana de abril é marcada por uma série de eventos que conscientizam sobre temas relacionados ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Nesta terça-feira, dia 2, data em que é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, os alunos da Escola Municipal Especial “Eva Cavani” promoveram uma passeata pelas ruas do centro de Paranaguá no período da manhã.

No período da tarde, participaram de nova passeata alunos das Escolas Municipais Sully Vilarinho e Manoel Viana, além do EJA- Educação de Jovens e Adultos.

A Banda da Escola Municipal Sully da Rosa Villarinho participou da passeata de conscientização.

O evento, proposto pela Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral (Semedi), contou com a participação de alunos, pais e responsáveis, além da equipe da Semedi e de professores e pedagogos que atendem pessoas com TEA nas Escolas. 

“Dia do Autismo e Escola Eva Cavani” foram palavras proferidas em alto e bom tom por todos os participantes da passeata com o objetivo de chamar a atenção dos comerciantes, trabalhadores e consumidores que acompanhavam o evento.

A professora Margarete Cunha, que está há 15 anos dando aulas na Escola, diz que é a primeira vez que ela participa de um movimento como esse com a participação dos alunos. Na Escola, cerca de 14 estudantes tem o Transtorno do Espectro Autista e a professora lembra que sempre é um desafio. “Eles seguem uma rotina e nós ajudamos com todo apoio que podemos oferecer”, destacou a professora.

Na Rede Municipal de Educação de Paranaguá há 54 autistas sendo atendidas na Educação Fundamental e 13 na Educação Infantil.

Encontro

Na última semana, o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque recebeu representantes da UFA- União de Famílias de Autistas. A associação tem o objetivo de chamar a atenção para o assunto e auxiliar os pais, professores e amigos no tratamento com as pessoas com autismo. A presidente da associação, Elci Matos do Carmo, explica que o grupo busca parcerias para realizar os projetos futuros. “Viemos até o prefeito para apresentar nossa associação e falarmos das nossas ideias de conscientização sobre o autismo e ações para ajudar as famílias que passam pelo que nós passamos”, declara Elci. 

SECOM

Deixe o seu comentário