Números são nacionais e foram divulgados pela Associação de Shoppings e pela Serasa Experian

As vendas deste Natal caíram de 3% a 4% em relação às do ano passado. Os dados são nacionais e foram divulgados ontem pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) e pela Serasa Experian. Ainda não há resultados de levantamentos feitos em âmbitos estadual, nem municipal. Nesta semana, deve sair pesquisa da Associação Comercial do Paraná (ACP). A Fecomércio do Paraná e a Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil) só devem divulgar seus números em janeiro. 

O levantamento da Alshop foi feito com 150 empresas de varejo associadas à entidade e apontou retração de 3%. Já o indicador do Serasa Experian, que mostrou queda de 4%, é medido com base nas consultas que os lojistas fazem ao banco de dados da empresa no período de 18 a 24 de dezembro. Foi a segunda maior queda apontada pelo indicador, criado em 2003. Em 2015, as vendas natalinas foram 6,4% menores que as de 2014. 

Ainda sem o resultado da pesquisa feita com os lojistas, o diretor de Planejamento e Gestão da Fecomércio-PR, Rodrigo Rosalem, disse que a expectativa da entidade é de ter havido uma redução de 3,5% nas vendas. "Essa era a tendência que vínhamos observando." Para ele, o varejo deve começar a se recuperar a partir de março ou abril do ano que vem. "Existe um início de reação na intenção do consumo das famílias que ainda não refletiu em vendas. Mas as pesquisas mostram que os brasileiros pretendem consumir mais", declarou. Para o diretor, o setor começa a ver "luz no fim do túnel". 

Deixe o seu comentário