Em uma abordagem diferenciada a Secretaria Municipal de Saúde com apoio e parceria da Secretaria Municipal de Assistência Social e outras pastas municipais, realiza o programa Consultório na Rua. A estratégia foi instituída pela Política Nacional de Atenção Básica e visa ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde, ofertando, de maneira mais oportuna, atenção integral à saúde para esse grupo populacional que se encontra em condições de vulnerabilidade e com os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados.
O atendimento odontológico de pessoas em situação de rua também faz parte do serviço. Conforme o diretor do setor, Wilson de Moraes, o "Consultório no Rua" é uma resposta importante às necessidades de saúde da população em situação de rua que muitas vezes enfrenta interrupção ou fragilização dos vínculos familiares. "São equipes multiprofissionais que desenvolvem ações integradas de saúde frente às necessidades dessa população", observa.
Um dos componentes do programa é o atendimento odontológico oferecido no Centro Pop por meio do Odontomóvel. O atendimento ocorre de maneira quinzenal, com consultas agendadas para todas as quartas-feiras, a partir das 13h30. “As pessoas que utilizam o serviço solicitam o agendamento durante os dias que antecedem às consultas. São realizados em média, oito atendimentos, incluindo consultas de rotina e urgências”, explica Denizete dos Santos Nunes, assistente social.
O trabalho no Consultório na Rua é feito por meio dos atendimentos e procedimentos de saúde e também com o trabalho de conscientização, realizando um atendimento de humanização e voltado para as principais queixas desta população.