Secretarias municipais levaram informações e serviços diversos à população
PMP

Desde o início desta gestão, o prefeito Marcelo Roque tem percorrido os bairros acompanhando serviços realizados nas regiões e ouvindo os moradores sobre seus anseios. Pensando nisso, foi realizada na tarde desta quinta-feira, 28, a ação “Prefeitura no Bairro com Gabinete Itinerante” que contou com a participação de equipes e secretários de todas as secretarias municipais e o prefeito Marcelo Roque, no Jardim Samambaia.

O intuito é discutir diretamente com os residentes os problemas e soluções de cada região. Dos encontros, a administração municipal retirará sugestões de projetos, ruas, parques e principalmente demandas do serviço público.

Na ação, os moradores contaram com divulgação das vagas de emprego disponíveis na cidade, assim como o serviço do Procon, cadastro de matrículas para a rede municipal de ensino, Bolsa Família, esclarecimentos para vendedores ambulantes, iluminação pública e pontos de ônibus, informações sobre IPTU, regularização fundiária, educação para o trânsito e uma viatura da Patrulha Maria da Penha, da Guarda Civil Municipal. Distribuição de mudas de árvores frutíferas, atendimento veterinário móvel, aferição de pressão, teste de diabetes, entre outras atividades e orientações também fizeram parte do evento no bairro. Além disso, a equipe de agentes de endemias percorreu a localidade informando a população sobre os cuidados para evitar a proliferação do Aedes Aegypti e realizaram a remoção de possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue e outras doenças.

O prefeito Marcelo Roque frisa que a ação ocorrerá em outros bairros da cidade. Serão realizadas quatro por mês em localidades diferentes. O Gabinete Itinerante começou a ser desenvolvido logo no início da gestão em 2017 quando o prefeito fazia visitas semanais nos bairros, mas foi no mês de junho deste ano que a ação mudou seu nome e passou a integrar a agenda fixa.

“Todos os dias saímos para conversar com a população, mas agora estamos concentrando as secretarias. Todas as secretarias estão envolvidas para acolher as demandas da população. Além dessa ação, estamos descentralizando os serviços por meio de subprefeituras. Dia 4 de dezembro será inaugurada a primeira na região do Caic e teremos ainda outras em Alexandra, Vila Cruzeiro e Ilha dos Valadares na sequência”, ressalta o prefeito Marcelo Roque.

“Esta é uma ação bastante importante descentralizando os atendimentos oferecidos pela Prefeitura de Paranaguá para a população. Trouxemos vários serviços para o bairro e orientações aos moradores. Além disso, nossos agentes de endemias percorreram o bairro trabalhando na conscientização sobre dengue”, relata a secretária Municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro.

PMP

O secretário de Obras, Sílvio Loyola destaca que o evento reafirma a disponibilidade das secretarias para os moradores. “Estamos disponíveis o ano inteiro, nos momentos em que a população precisar. As portas da secretaria estão abertas também para orientações e dúvidas, atendimentos emergenciais, entre outras necessidades que os moradores tenham”, observa Sílvio Loyola.
“trouxemos diversos serviços executados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e estamos descentralizando a informação. É um passo importante trazer todo o aparato da Prefeitura de Paranaguá para o bairro”, avalia Vinícius Higashi, secretário municipal de Meio Ambiente.

A Secretaria de Assistência Social levou informações sobre o Cadastro Único, Projeto EnvelheSer, Bolsa Família e muitos outros trabalhos e orientações. “É uma democratização dos serviços oferecidos pela Poder Público. Uma das máximas da Assistência Social é estar nos territórios atendendo as pessoas e ações como esta são de suma importância”, analisa a secretária municipal de Assistência Social, Gisele Cristina da Silva.

Vagas de empregos, estágio, Agência do Trabalhador, informações sobre o Microempreendedor Individual (MEI), entre outros serviços foram oferecidos pela Secretaria Municipal Trabalho, Comércio, Indústria e Assuntos Sindicais. “Durante todos os dias a população encontra esses serviços na secretaria, mas é relevante trazer para perto do morador essas atividades e apresentar o nosso trabalho a eles”, salienta o secretário da pasta, Brayan Roque.

Participaram da ação as secretarias municipais de Segurança, Obras, Assistência Social, Urbanismo, Serviços Urbanos, Saúde, Trabalho, Cultura e Turismo, Comunicação, Agricultura e Pesca, Meio Ambiente, Administração, Educação, Esportes, Fazenda, Planejamento e Governo.

Jornalista: Flávia Adans/SECOM




Deixe o seu comentário