A Fundação de Assistência à Saúde de Paranaguá (Fasp) apresentou seu relatório semanal de atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Conforme o levantamento, de 3 a 9 de outubro foram realizadas 2.866 consultas médicas, sendo que 79% destes atendimentos os pacientes foram classificados como casos leves ou moderados.
Por se tratar de um local de atendimento de urgência e emergência os pacientes são atendimentos pela equipe de saúde por meio da classificação de risco, ou seja, o paciente com quadro agravado sempre terá preferência sobre os casos mais leves. De acordo com o relatório, 35 pacientes que procuraram o atendimento na Unidade foram encaminhados para o Hospital de referência.
Como ocorreu nos relatórios anteriores a UPA atingiu seu horário de pico no período diurno, compreendido das 13h às 19h. Para a definição de classificação de risco e a espera para o atendimento são usadas cores específicas.
Confira o número de atendimentos detalhados por esse sistema de classificação:
Vermelho: emergência. Caso gravíssimo, com necessidade de atendimento emergencial: 3,2%
Laranja: muito urgente. Caso grave, com risco significativo. Necessita de atendimento urgente: 3%.
Amarelo: urgente. Caso de gravidade moderada. Necessita de atendimento rápido: 14,8%
Verde: pouco urgente com baixo risco de agravamento da saúde e pode aguardar atendimento e Azul: não urgente. Livre de risco de agravamento da saúde. Pode aguardar atendimento ou ser encaminhado para uma Unidade Básica de Saúde: 79%.
De 3 a 9 de outubro, foram realizados 5.405 procedimentos tais como a administração de medicamentos em pacientes em observação e demais procedimentos de enfermagem.