A partir desta segunda-feira, dia 21, a Prefeitura Municipal começa a ouvir a população em pesquisas aplicadas dentro do transporte coletivo nas linhas em operação e em locais de grande circulação de pessoas. A ação faz parte do processo de elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana – PMMU e do Plano Municipal de Transporte Público Coletivo - PMTPC, realizados pelas equipes técnicas municipais e da URBTEC™, empresa contratada por processo licitatório para prestação do serviço.
Para isso, a população está convidada a responder ao questionário aplicado por pesquisadores, devidamente identificados com coletes e crachás. As entrevistas acontecem nos ônibus, durante o percurso das viagens, e em pontos estratégicos próximos aos locais de embarque e desembarque de passageiros, no Terminal Urbano, no Terminal Vila Guarani e no Terminal Parque São João.
A ação vai avaliar a satisfação dos usuários com o transporte coletivo ofertado pelo município. Também faz o levantamento de dados e informações sobre acessibilidade e segurança, origem e destino de viagens, frequência do uso do transporte coletivo, além de outras informações relevantes ao planejamento. As informações levantadas sobre o serviço irão embasar a elaboração do Projeto Básico e Minuta de Edital, produtos do PMTPC.
CICLISTAS
As pesquisas também serão aplicadas aos ciclistas, que serão questionados sobre origem e destino em seus trajetos, e seus hábitos e uso das vias. Os usuários de bicicletas podem manifestar suas impressões sobre infraestrutura, segurança e qualidade do sistema ofertado para uso desse modo de transporte.
Nesse caso, as pesquisas acontecem nos seguintes locais: próximo à ponte da Ilha dos Valadares; na Avenida Governador Bento Munhoz da Rocha Neto; e na Avenida Roque Vernalha.
Ao mesmo tempo que ocorrem as entrevistas, também são realizadas contagens volumétricas, por meio de câmeras instaladas em pontos estratégicos na cidade.
SECOM