Representantes da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) e da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (Sesp) se reuniram, na manhã desta quinta-feira (16/02), para discutir ações conjuntas no entorno da área do Porto de Paranaguá, relativas a safra 2017, que inicia neste período.
Estavam presentes na reunião o chefe de Gabinete da Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Roberto Milaneze; o assessor militar da Pasta, tenente-coronel Nelson Ademar Piske; a assessora civil da Sesp, delegada Márcia Tavares; o diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Tessutti Dividino; e o diretor comercial da Appa, Lourenço Fregonese.
O encontro também contou com a presença do delegado da 1ª Subdivisão Policial de Paranaguá, Rogério Martin de Castro, e do delegado-adjunto da Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas, Alexandre Bonzatto.
AÇÃO
Na última terça-feira (14), a Polícia Civil apreendeu cinco toneladas de fertilizantes em um barracão clandestino durante a Operação Tombador. A ação foi deflagrada com o objetivo de reprimir furtos de cargas denominadas “vazadas” – em que o suspeito derruba o tombador do caminhão e despeja a mercadoria na via.
Em maio de 2015, a operação Rastro – coordenada pelo Departamento de Inteligência do Paraná (Diep), com apoio das Polícias Civil e Militar – apreendeu 35 toneladas de grãos desviados dos operadores portuários que exportam grãos pelo Porto de Paranaguá.
Sete pessoas foram presas em flagrante e deverão responder pelos crimes de posse de drogas, receptação, porte irregular de arma de fogo, crimes ambientais e extração irregular de palmito.