Termina nesta sexta-feira (7) a campanha para aplicação da segunda dose da vacina contra a dengue em Paranaguá. Iniciada em 3 de março e com previsão de término para o dia 31, foi prorrogada na semana passada pelo Governo do Estado por não atingir a meta de imunizar 55.120 pessoas com idade entre 9 e 4 anos, 11 meses e 29 dias.
Até o final da tarde desta quarta-feira (5) foram vacinadas 37.589 pessoas, totalizando 68,19% da meta. Para a primeira dose foram aplicadas até a mesma data 8.521 doses, perfazendo apenas 23,54% do total, que é de 36.198. Foram imunizadas até agora 46.110 pessoas.
O secretário Paulo Henrique de Oliveira lamentou os baixos índices de adesão à vacinação, mas ressaltou que ainda há tempo suficiente. “Temos esta quinta-feira e amanhã o dia inteiro para conseguirmos alcançar a meta e vacinar essas quase 18 mil pessoas que faltam. Basta procurar a unidade básica de saúde mais próxima de casa”, orienta o secretário.
O prefeito também faz o alerta para que a população procure as unidades de saúde para vacinar contra a dengue, lembrando que não será mais possível estender o prazo por conta de uma nova campanha de vacinação que começa em breve, desta vez contra a Influenza H1N1.
PORTA EM PORTA
A vacinação porta a porta avançou ainda mais nesta semana. Essa estratégia foi adotada para alcançar um número maior de pessoas que podem ser vacinadas.
Equipes da Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção (Semsap) intensificaram a aplicação de doses aos funcionários da Prefeitura de Paranaguá, com programação que incluiu os servidores e familiares no Palácio São José (Gabinete do prefeito, Procuradoria Geral do Município, Controladoria geral do Município e secretarias municipais de Governo, de Licitações, de Fazenda, de Administração e Recursos Humanos, de Urbanismo, de Comunicação, de Planejamento e Orçamento).
Houve vacinação também em condomínios residenciais, como Bell Mar, Visconde do Rio Branco, Saveiros, Costa Sul, Serra do Mar, Piazza di Verona, Ilha do Farol, Nossa Senhora do Rosário, Laranjeiras e Dona Natália, em outras secretarias municipais, como a do Meio Ambiente, de Assistência Social, do Esporte, Cultura e Turismo, do Trabalho, Indústria, Comércio e Assuntos Sindicais, de Obras Públicas (incluindo Fábrica de Artefatos), de Segurança Pública e de Educação e Ensino Integral.
Fonte: Assessoria PMP