Do dia 20 deste mês até o final da tarde desta terça-feira foram vacinadas contra a dengue 5.860 pessoas em Paranaguá. Os dados são do Departamento de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção (Semsap). Para a segunda dose foram aplicadas 965 doses, contra 4.895 para a terceira.
A campanha para aplicação da terceira dose da vacina contra a dengue em Paranaguá segue até 27 de outubro. A meta é imunizar um total de 64 mil pessoas. São 14 unidades básicas de saúde que oferecem a vacinação das 8h às 17h e 4 deles que seguem com atendimento até 23h, um feito inédito em Paranaguá.
Publicidade
“Pela primeira vez fazemos a vacinação no período noturno em postos de saúde, uma ação importante, principalmente para atender pessoas que não podem tomar as doses porque estão trabalhando durante o dia”, salientou o secretário municipal de Saúde e Prevenção, Paulo Henrique de Oliveira.
Podem tomar a vacina pessoas com idade entre 9 e 44 anos, 11 meses e 29 dias. Para ser imunizado é necessário apresentar carteira de vacinação e ainda ter feito o cadastro, na primeira etapa da vacinação. Vale lembrar que só tem eficácia contra a dengue a conclusão das três doses, fechando o esquema vacinal.
As doses de vacinas estão sendo fornecidas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SESA). A 1.ª Regional de Saúde também está realizando aplicação de vacina, com equipes volantes, que percorrem locais com grande circulação de pessoas, como escolas, supermercados e empresas.
Vale lembrar que além da vacinação como medida preventiva contra o mosquito Aedes Aegypti, que transmite a dengue, zika, chikungunya e febre amarela, a Prefeitura de Paranaguá realiza desde o início do ano várias outras ações para coibir a proliferação do inseto. Uma delas é manter equipes percorrendo casa em casa, em todos os bairros de Paranaguá, para verificar a presença de criadouros do mosquito e assim fazer a eliminação e a devida orientação ao morador. Também está sendo aplicado inseticida onde houver necessidade, combatendo assim o inseto que já está na fase adulta (voando).
SECOM