O tema que já tinha sido discutido na Semana do Meio Ambiente gerou questionamento na Câmara Municipal de Paranaguá. Nesta semana, a RPC - emissora filial da Rede Globo - repercutiu o assunto por meio de uma reportagem que foi exibida no Paraná TV.
Preocupado com a repercussão negativa da notícia o prefeito Marcelo disse reconhecer a credibilidade da emissora, mas discorda que o Porto esteja fazendo a sua parte.
"Eu não tenho dúvidas de que o porto é um lugar limpo, mas do portão para dentro. Porque do portão para fora é resto de grão e farelo por todo lado. A responsabilidade dessa limpeza é do porto sim. O município está disposto a dialogar para continuar colaborando, mas infelizmente estamos falando sozinhos", disse.
Área Portuária
O dado citado pela RPCTV dá conta de existem 17 ratos para cada habitante dá cidade. O que nao ficou claro é que esse número varia de região para região.
"Eu respeito todo trabalho científico fundamentado inclusive esse, afinal o pesquisador já deixou essas peculiaridades bem claras. Eu tenho certeza que de 17 ratos da cidade, 15 estão na área portuária", comentou.
O secretário de Desenvolvimento Sustentável, Raphael Rolim de Moura, disse que a partir de agora as medidas de fiscalização serão intensificadas e que nesta quinta-feira acontecerá uma reunião com todas as entidades portuárias e autoridades.
Os vereadores Nilo Monteiro e Luizinho Maranhão também participaram do programa de rádio que é transmitido pela FM Litoral Sul.
O vereador Nilo reforçou a ideia de que a informação foi mal interpretada, já que ouviu a explanação do pesquisador na câmara. Já o vereador Luizinho Maranhão disse que não esperava outra atitude do prefeito que não fosse essa e que lembrou em muito o pulso firme do ex-prefeito Mário Roque.
Prefeito e vereadores prometeram uma comissão para cobrar diretamente do governador o que não conseguem resolver no município. "Em Paranaguá ninguém consegue falar com o Superintendente do Porto. A justificativa dos assessores é que ele não tem tempo. Nós não vamos admitir essa falta de respeito com o nosso povo e muito menos com a cidade mãe do Paraná". finalizou Marcelo Roque.