A Iguá Saneamento é uma nova companhia de saneamento básico, forte e madura, que começa operando em 18 localidades de cinco estados (Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina e São Paulo), por meio de concessões e de parcerias público-privadas. A empresa tem um plano de ações para melhorias e adequações nos sistemas de abastecimento de água e tratamento de esgoto que beneficiará direta e indiretamente cerca de 6,6 milhões de brasileiros.
O controlador da companhia é o FIP Iguá (Fundo de Investimento em Participações Multiestratégica), com 84,18% de participação e formado por recursos financeiros de investidores e bancos. O BNDES Participações S.A. detém 15,82% da composição acionária.
Publicidade
Os investimentos da Iguá Saneamento serão de R$ 2,2 bilhões nos próximos sete anos, destinados à melhoria na qualidade dos serviços, redução de perdas de água, além de ampliação da cobertura do sistema de coleta e tratamento de esgoto, de acordo com a evolução das metas previstas em cada um dos contratos existentes. Estão previstas para algumas cidades ações emergenciais que contemplam ampliação de sistemas para regularização do fornecimento de água e adequações em sistemas de esgoto, com prazo para implantação de 18 meses.
O nome Iguá não foi escolhido à toa. IG, em tupi-guarani, quer dizer água – um elemento essencial para a existência e a razão de ser da companhia. A nova empresa incorpora toda a experiência técnica de mais de dez anos da antiga CAB Ambiental e conta com uma equipe qualificada formada por cerca de 1.500 funcionários.
A Iguá Saneamento atende os municípios de Alta Floresta (MT), Andradina (SP), Canarana (MT), Castilho (SP), Colíder (MT), Comodoro (MT), Cuiabá (MT), Itapoá (SC), Mirassol (SP), Palestina (SP), Paranaguá (SC), Piquete (SP), Pontes e Lacerda (MT) e Tubarão (SC) em contratos de concessão. Também mantém contratos de PPPs para operação, melhoria e ampliação dos sistemas de tratamento de esgoto com os municípios de Atibaia (SP) e Guaratinguetá (SP), além de outras 2 PPPs em água, sendo uma para a ampliação, recuperação, operação e gestão do sistema coletivo do Agreste, em Alagoas, com a Casal, e outra para a ampliação do Sistema Produtor Alto Tietê, em São Paulo, com a Sabesp.
A estratégia da Iguá é focar nas metas assumidas nos 18 contratos e, ainda, trabalhar para levar mais qualidade de vida, saúde, desenvolvimento e sustentabilidade por meio do saneamento básico à população. Iguá, uma nova empresa de saneamento para um novo Brasil.
Assista o pronunciamento do Prefeito Marcelo Roque na íntegra
Imagens de Ezequiel Ferreira
Texto Luciane Chiarelli