Com médicos do quadro e do programa Mais médicos, as 38 equipes do Estratégia Saúde da Família estão completas

Paranaguá conta com um significativo avanço na saúde pública. Em 2023, a partir do mês de setembro até abril de 2024, o município recebeu 36 novos médicos por meio do Programa Mais Médicos, do Governo Federal. Com médicos e toda equipe completa para o Programa Estratégia Saúde da Família, o atendimento na Atenção Primária se transforma, consolidando a cobertura total das equipes na cidade.

A médica Ana Caroline Rizzo Uemura, uma das médicas recém-chegadas e já integradas ao programa, compartilha sua experiência. “Vim de Mato Grosso para atuar aqui em Paranaguá. Formada na Bolívia, passei por um rigoroso processo seletivo e capacitação pelo Ministério da Saúde, para garantir estar apta a oferecer um cuidado integral e próximo ao cidadão”, explica.

Na segunda-feira, 8, chegaram os outros 13 médicos para compor a equipe. Em março de 2023, o Governo Federal retomou o Programa Mais Médicos, lançando um edital que oferecia pelo menos 10 mil vagas, operando sob um modelo de coparticipação com os municípios.

O programa é projetado para atender às populações mais vulneráveis que enfrentam dificuldades de acesso a serviços médicos adequados. Com as recentes mudanças implementadas pela Administração Nacional, a estrutura de contratação foi modificada para priorizar médicos graduados no Brasil que possuem registro no CRM (Conselho Regional de Medicina).

“Estamos vivenciando um momento histórico em Paranaguá. Pela primeira vez, todas as nossas 38 equipes de Saúde da Família estão completas. Isso representa um marco no cuidado com a saúde do cidadão, fortalecendo a relação médico-paciente e a personalização do tratamento”, afirma Lígia Regina de Campos Cordeiro, secretária municipal de Saúde.

Ana Uemura não esconde a alegria de fazer parte do programa em Paranaguá “Estamos muito animados e bastante gratos pela oportunidade de estar desenvolvendo medicina de qualidade na cidade de Paranaguá. Viemos todos com o intuito de não ser médicos de doença, e sim médicos de gente, médicos de pessoas. A medicina de estratégia de saúde da família é uma medicina que visa englobar o tratamento do paciente como um todo, um cuidado centrado na pessoa. Então nós vamos trabalhar com essas famílias”, comemora.

Deixe o seu comentário