Espaço mais amplo e humanizado foi construído com recursos próprios do Município

Nesta segunda-feira, 16, foi inaugurado o Ambulatório de Saúde Mental "Risoaldo Severino de Moura", localizado na Rua Itamarandiba, 29, no bairro Jardim Santos Dumont. Com uma área total de 438,40m² e uma área construída de 292,54m², o novo ambulatório integra a Rede de Atenção Psicossocial, oferecendo atendimento a pessoas com transtornos mentais de gravidade moderada.

O ambulatório, que recebeu um investimento do Município total de R$1.656.939,56, conta com recepção e sala de espera, sanitários públicos adaptados para pessoas com necessidades especiais, seis consultórios, área administrativa, sala de reuniões, almoxarifado, copa, instalações para funcionários com sanitários e vestiários masculino e feminino, além de uma área de serviço completa com depósito de material de limpeza, pátios de serviços e central de resíduos.

Durante a inauguração, o prefeito Marcelo Roque destacou a importância do novo espaço. “O Ambulatório de Saúde Mental estava com atendimentos em um espaço alugado e agora estamos aqui entregando uma sede própria, prédio completamente novo. Parabenizo toda a nossa equipe da Saúde, os servidores pelo trabalho que eles empenharam ao longo da nossa gestão. Desde o início de nossa gestão temos entregado o melhor para nossa população. Parabéns a toda a equipe da Saúde e todos os envolvidos por mais este investimento para os parnanguaras”, ressalta Marcelo Roque.

A secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro, destaca a importância de uma equipe comprometida. "Atendemos atualmente cerca de 650 pacientes e no novo espaço, caso necessário poderemos atender até mais pessoas. É uma unidade ampla, bonita, arejada, com seis consultórios. A equipe está empolgada porque virão para um ambiente totalmente humanizado e foi montado e pensado pela própria equipe que trabalhou junto com os arquitetos, os engenheiros e disseram como eles queriam o ambiente. Agora foi entregue este presente para todos os funcionários e todos os pacientes", enfatiza.

Rafaela Mendes Soccio Coelho Netto, gerente de Saúde Mental da Fundação de Assistência à Saúde de Paranaguá (Fasp), destacou as melhorias proporcionadas pela nova estrutura. "É um ambiente mais acolhedor e mais aconchegante em que esse paciente vai ser valorizado e respeitado. Hoje atendemos uma população de 650 pacientes. Temos uma equipe multidisciplinar como psicólogos, psiquiatras e assistentes sociais. Aqui tem uma capacidade ainda maior para podermos ampliar essa equipe e aumentar a quantidade de serviços oferecidos também. Trabalhamos principalmente com atendimentos individuais, em psicologia, psiquiatria e assistência social, mas também temos projetos para trabalhar com grupos, bem como com a formação, a prevenção da saúde mental e com informação para a população", observa.

RISOALDO MOURA

O Ambulatório de Saúde Mental leva o nome de Risoaldo Severino de Moura, que faleceu vítima da Covid-19. Sua esposa Marijulie Ribeiro Moura participou do evento acompanhada de vários familiares. Ela expressou sua gratidão a todos, lembrou do período da pandemia de Covid-19 e os agravos que a doença gerou na população. “Muitas pessoas perderam entes queridos na pandemia, muitas pessoas precisam de atendimento em saúde mental por depressão após essas perdas e após a pandemia. Agradecemos a todos e ao prefeito Marcelo Roque pela capacidade de se identificar com o que outra pessoa está vivendo. A importância da saúde mental é inquestionável para todos nós, pois precisamos desse suporte para superar esses desafios”, avalia.

Deixe o seu comentário