Após a notícia do cancelamento do debate que seria realizado na Câmara Municipal, todos os candidatos a prefeito de Paranaguá e uma multidão se reuniu na frente do Palácio Carijó na noite histórica de 28 de setembro de 2016.
Esta foi a primeira vez nesta eleição que o candidato André Pioli participa de um evento com todos candidatos reunidos.
O candidato Ricardo não compareceu.
Notícia de cancelamento
A redação do Nosso Paraná recebeu um e-mail da Comissão Organizadora do Debate às 17h22 com o seguinte conteúdo:
Comunicamos a todos os parnanguaras que o debate marcado para hoje, 28 de setembro, nas dependências da Câmara Municipal de Paranaguá, fica cancelado pelas seguintes razões:
I – A Câmara Municipal de Paranaguá, embora cedendo o espaço, exigiu que os organizadores do debate, pessoalmente, se responsabilizassem civil e criminalmente pelas pessoas, segurança do prédio, seus equipamentos e todas as instalações, negando-se a dar qualquer apoio ao debate.
II – Foi solicitada a presença da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Paranaguá através de ofício encaminhado ao Sr Presidente Dr. Nazareno Vilarinho Pioli Filho , para julgar direito de resposta dos candidatos, mas a instituição, declinou do convite negando o comparecimento. Lamenta-se essa ausência, porque é inestimável e indispensável para o bom andamento dos trabalhos, ainda mais porque em outros debates já acontecidos nesta cidade essa instituição marcou presença e é de fundamental importância.
A democracia lamenta o cancelamento. Estamos às vésperas do dia em que decidiremos os destinos de nossa amada e querida cidade. Seria importante que cada candidato pudesse comparecer para prestar esclarecimentos a todos os eleitores.
COMISSÃO ORGANIZADORA
Os pronunciamentos
Luciano Costa foi escolhido por unanimidade para intermediar o processo.
Luciano Costa foi o mediador do debate na Ilha dos Valadares.
Os pronunciamentos foram feitos em cima de um trio elétrico e todos os candidatos subiram para se manifestar exceto o candidato André Pioli que falou num carro de som que estava posicionado em frente ao trio elétrico.
Professor Hermes do PSOL
Por sorteio o primeiro candidato a falar foi o Professor Hermes do PSOL.
O candidato lamentou a não realização do debate dentro da câmara municipal e falou de sua campanha de poucos recursos e dos 14 segundos para propaganda eleitoral na televisão.
Gerson Bagé PRB
O Candidato Bagé foi o segundo a falar e ressaltou que Paranaguá vivia uma noite histórica e lembrou que todos os candidatos que estavam em cima do trio elétrico participaram de todos os debates.
Alceuzinho Maron DEM
O Candidato Alceuzinho Maron, pela ordem de sorteio foi o terceiro a falar.
Alceuzinho teceu duras críticas ao candidato André Pioli. “ Eu vim a seis debates, o Marcelo veio a seis debates, o Bagé a seis debates, o Joselito a Seis debates e o Hermes a seis debates. E quem não veio porque é frouxo e não perdemos nada pois é um pastel de vento pois não tem nada dentro. “
Marcelo Roque PV
Marcelo Roque foi o quarto candidato a falar. “ Eu não fugi de nenhum debate em nossa cidade. A nossa família é igual massa de bolo. Quanto mais bate a gente cresce”
Pioli PSC
O quinto candidato a falar foi André Pioli. O Candidato aproveitou para falar de suas propostas entretanto pouco deu para ouvir em função da baixa qualidade do carro de som que fazia a transmissão do pronunciamento do candidato.
Professor Jozelito PT
O sexto e o último candidato a falar foi o Professor Joselito que aproveitou para criticar o candidato Pioli, o governador Beto Richa e Fernando Francischini.
Presenciamos um ato de democracia e todos os candidatos tiveram suas oportunidades.