Nova reunião do Conselho de Desenvolvimento Territorial do Litoral Paranaense (COLIT) foi realizada nesta segunda-feira, dia 20, no Iate Clube de Pontal do Sul. Em pauta estavam vários assuntos importantes para a região litorânea.
Entre elas a liberação da licença ambiental para a duplicação de mais 1,3 km da PR 407- que liga Paranaguá a Pontal do Paraná. O prefeito Marcelo Roque, presente no encontro, comemorou a autorização. “Aprovamos a licença para a duplicação de mais 1,3 km da PR 407 e, ainda, o acostamento da PR 412, entre Shangri-lá e Pontal do Sul”, disse o prefeito.
As obras devem melhorar o fluxo do tráfego que, se intensifica, especialmente, nas temporadas de verão. Atualmente, o tráfego já é intenso em finais de semana e feriados. A duplicação da rodovia é reivindicada há décadas para garantir mais segurança.
Na reunião de março deste ano o prefeito obteve a aprovação do COLIT para as licenças de construção do Shopping Ilha do Mel, também na PR 407 e do viaduto no KM 05 da Avenida Ayrton Senna, bem como deu prosseguimento em licenciamentos ambientais para a vinda de novos investimentos em Paranaguá.
O prefeito Marcelo Roque é conselheiro do COLIT e reconhece a importância de discutir questões que influenciam diretamente no desenvolvimento de Paranaguá, assim como das demais cidades litorâneas. Além do prefeito Marcelo Roque, o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Tessuti Dividino, o secretário de Infraestrutura Logística do Estado, Pepe Richa e os prefeitos das cidades do Litoral, participaram do encontro, assim como autoridades ligadas ao setor do meio ambiente.
Com o mote “Estrada Já!”, manifestantes estiveram participando da reunião com o objetivo de mostrar o interesse neste novo empreendimento que deve fomentar toda a região de Pontal do Paraná.
Leia também
PR 407
As obras de duplicação de 3,5 quilômetros da PR 407 são fruto de uma parceria do Governo do Paraná e a concessionária Ecovia, beneficiando mais de 40 mil pessoas da região.
A obra, além da duplicação, incluiu a construção de um viaduto, ciclovias, passarelas e marginais. Ela fazia parte do cronograma de obras da concessionária Ecovia, contemplando toda a extensão da PR 407. Inicialmente, foi feito este trecho entre a BR 277 até o km 3,5, na região do bairro Porto Seguro. Agora a duplicação poderá ser feita por mais este novo trecho que compreende 1,3 km.
SECOM