Projeto foi instituído pela Lei de Arborização do município, sancionada no Dia da Árvore, e busca ampliar e orientar o manejo das espécies nativas
Seme Said

No Dia da Árvore (21) a prefeitura de Paranaguá sancionou a Lei de Arborização do município. De nº 4.228/2022, o documento autoriza a aplicação imediata do plano municipal de arborização urbana elaborado pela TCP, com apoio técnico do setor florestal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Paranaguá (SEMMA). O plano busca melhorar o manejo florestal de Paranaguá, removendo árvores com risco de queda e também aumentando o plantio com espécies nativas.

Este é o primeiro plano de arborização da cidade, que revelou informações importantes para o planejamento urbano. O projeto, entregue em 2021, mostra que Paranaguá conta com 8.260 árvores. Para o secretário municipal de meio ambiente, Diego Delfino, a meta é dobrar o número nos próximos anos. “Graças ao plano de arborização, agora a prefeitura sabe a situação de cada árvore localizada em áreas públicas da cidade e isto permitirá a ampliação florestal”, explica.

 Segundo a supervisora de projetos ambientais da TCP, Katlyn Eliege,  a implantação do plano vai trazer inúmeros benefícios para a cidade. “Desde a retirada e poda daquelas árvores, que apresentam riscos para os moradores; até a melhoria na arborização, que impacta no paisagismo e pode diminuir a temperatura em Paranaguá”.

De acordo com o engenheiro florestal da SEMMA, Rodrigo Delonga, “pretendemos começar pelo bairro Parque São João, por ser uma área com calçadas mais largas, que facilitam o plantio, e já possui a necessidade de compensação de uma empresa próxima, que irá plantar as árvores”. A Secretaria indica o local, além do porte e da espécie que deve ser utilizada seguindo o plano de arborização. Entre as principais árvores nativas estão a pitanga, araçá, pau-ferro, sibipiruna, pata-de-vaca e quaresmeira.

A empresa responsável pelo plantio também terá a responsabilidade, por mais 5 anos, de monitorar cada árvore plantada.  Segundo Delonga, mais dois bairros receberão investimentos no próximo ano. “Os bairros Serraria do Rocha e Vila dos Comerciários são áreas que demandam mais arborização e o planejamento de implantação começa em 2023”.

 Atualmente a prefeitura gasta 110 mil reais, por meio de uma empresa terceirizada, para a manutenção das árvores. São duas equipes em dois caminhões que fazem a poda e corte de das plantas na cidade. No entanto, a aplicação do plano de arborização não terá custos devido a grande quantidade de empresas que farão o aporte por compensação.

 A assinatura da lei aconteceu na Praça dos Povos Árabes e reuniu 78 alunos da Escola Municipal Professora Sully da Rosa Vilarinho. Estavam presentes representantes do município, da TCP e da empresa apoiadora CBL.

divulgação

Além da aprovação do Plano de Arborização, no dia da árvore a TCP realizou uma ação interna muito importante. Os colaboradores participaram da Oficina do Plantio. Os participantes puderam plantar as próprias mudas, que foram levadas para casa.

Do site da TCP

Deixe o seu comentário