Iniciativa de levar o assunto até a Capital Federal foi do parlamentar Waldir Leite
Foto: Assessoria da Câmara Municipal de Paranaguá

A problemática envolvendo o tráfego de trens na Avenida Roque Vernalha será apresentada por vereadores de Paranaguá na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em uma reunião a ser realizada na próxima semana, em Brasília. Vão compor a comitiva os parlamentares Waldir Leite, Nagel, Thiago Kutz e Nilo Monteiro, os quais se comprometeram em encaminhar ao órgão um farto material a respeito dos transtornos causados à população sempre que as operações de manobras de vagões ocorrem no trecho da malha ferroviária localizada na Avenida.

O autor do pedido da reunião na ANTT, o vereador Waldir Leite, disse que somente em Brasília é que a situação atual poderá sofrer mudanças. Isso porque, o órgão tem a prerrogativa de normatizar e fiscalizar eventuais excessos e descumprimentos de lei feitos pela concessionária da linha férrea. “A Câmara Municipal de Paranaguá está junto com a população e está buscando uma solução eficaz para o caso trem na Avenida Roque Vernalha”, avisou o parlamentar.

Recentemente, o presidente da Casa de Leis, o vereador Marquinhos Roque, criou uma lei que exigia da empresa concessionária o aviso prévio dos horários da passagem das composições pelo trecho da malha viária da Avenida Roque Vernalha. A lei impedia   a interrupção da linha férrea em horários de maior movimento na referida localidade. A empresa concessionária conseguiu, na Justiça, a derrubada da proposta.

Na capital federal os vereadores prometem lutar por um posicionamento da ANTT favorável a melhoria da situação vivida há décadas em Paranaguá. “Não podemos admitir que a empresa fique insensível a causas sociais de grande relevância em nossa cidade, que é a questão da mobilidade urbana, saúde e segurança. Isso porque, a rotineira presença de vagões trancando o acesso na Avenida Roque Vernalha, principalmente em horários de pico, prejudica o ir e vir da população, coloca em risco o trânsito e causa danos à saúde da vizinhança devido a sonorização da buzina da locomotiva ser soada inúmeras vezes ao dia”, discursou o parlamentar.

Fonte: Assessoria da Câmara Municipal de Paranaguá

Deixe o seu comentário