Escassez no número de doses fornecidas pelo Ministério da Saúde foi determinante para mudança. Unidade está localizada na avenida Gabriel de Lara, 599.
PMP

A partir da próxima semana as doses da BCG serão aplicadas apenas na sala de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção (Semsap), na avenida Gabriel de Lara, n.º 599, na região central de Paranaguá. A medida de não oferecer as doses em outras unidades básicas ocorreu porque o Ministério da Saúde anunciou recentemente o desabastecimento da vacina em todo o país. 

O órgão federal está fazendo a aquisição por outro laboratório internacional, mas há que se aguardar os trâmites alfandegários e de controle de qualidade. 

De acordo com a superintendente em Vigilância em Saúde da Semsap, Merieli Zanicoski, a decisão de definir a vacinação em um só local se deu porque se a procura for baixa nas unidades básicas pode haver desperdício de doses. 

“Essa vacina vem em frascos que contêm 10 doses. Se num dia forem feitas somente duas doses não dá para voltar a refrigerar o frasco, ele terá que ser jogado no lixo. Cada frasco tem validade de apenas seis horas após aberto. Por isso resolvemos concentrar a vacinação somente na Gabriel de Lara”, justificou a superintendente. 

A BCG (Bacilo de Calmette-Guérin) é a vacina contra a tuberculose, doença infectocontagiosa causada pelo Bacilo de Koch. Ela ataca comumente os pulmões, mas pode também causar infecções nos rins, ossos e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

A dose é uma das primeiras a serem tomadas na vida. Tem indicação para todas as crianças já nos primeiros dias de via, mas que pesem acima de dois quilos. É aquela que deixa marquinha no braço, após cicatrização do local onde houve a aplicação. 


SECOM





Deixe o seu comentário