Multas aplicadas por irregularidade cresceram 4% entre 2013 e 2015; Curitiba (34,6%), Maringá (9,99%) e Londrina (6,55%) lideraram os ocorrências

O Número de Multas Aplicadas cabelo Uso de telefone celular sem volante cresceu 4% Entre 2013 e 2015 e Tornou-se uma sexta infração de Trânsito Mais cometida Pelos paranaenses. Em 2015, were 139 PESSOAS mil, Segundo o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran). Seis Mil A MAIS fazer that in 2013, when 133 mil Motoristas were flagrados usando o Aparelho. No ano Passado, a maioria das Multas foi Aplicada em Curitiba (48.112 infrações registradas - 34,6%). Na Sequência VEM Maringá (13,893 - 9,99%), Londrina (9,107 - 6,55%), Cascavel (5.535 - 3,9%), Foz do Iguaçu (2,855 - 2,05%), Ponta Grossa (2.830 - 2,03%) e São José dos Pinhais (1,372 - 0,98%). Um principal irregularidade cometida Pelos paranaenses nenhum e Trânsito exceder uma Até Velocidade em 20%. 

Com Mais PESSOAS usando o celular NÃO Só Para Fazer ligações, mas also parágrafo Acessar internet e aplicativos, E Cada Vez Mais Comum ver Motoristas usando o Aparelho no Trânsito. "Com a Evolução da Dinamarca TECNOLOGIA Móvel EO CRESCIMENTO há Comércio de APARELHOS Cada Vez Mais Modernos, usar o Celular NÃO Transito SE Tornou UM COMPORTAMENTO Frequente E MUITO Perigoso. 

O motorista Deixa de Estar atento Ao volante e não Que Acontece Mensagens Mandar em SUA Volta para OU Acessar redes sociais ", Afirma o Diretor-Geral do Detran, Marcos Traad. "Estudos mostram that DigiTar enquanto dirige aumenta em ATE 400% o Risco de Acidentes de Trânsito. Por ISSO, o Detran Investe em Campanhas that alertam Pará como Possíveis atitude consequencias desta, mas, infelizmente, AINDA Estamos longe da Solução do problema", Diz ELE. 

Foi justamente POR Conta das Campanhas de Conscientização Contra o Uso de celular sem Trânsito Que o índice de 4% de aumento do Número de Multas surpreendeu OS Especialistas do Detran. 

O chefe da Divisão de Autos e Processos de infração do Detran, Rodrigo Kozakiwicz, Disse Que Esperava hum aumento, porem, a Expectativa E Que fosse menor. "Usar o Aparelho, SEJA da forma that para (Próximo ao Ouvido UO não viva voz, digitando OU navegando Pela internet) tira a Atenção fazer motorista", frisa, lembrando Que ISSO afeta o ritmo de Reação do Condutor. 

Kozakiwicz Explica Que MUITAS vezes uma pessoa TEM uma falsa Percepção de that ELE consegue Falar sem celular e Dirigir Ao MESMO tempo, Mas o Fato E Que ELE NÃO consegue Dirigir e USAR o celular com uma MESMA Qualidade de Atenção. 

Segundo a Assessoria de Imprensa do Detran, em janeiro Deste ano, Uma Pesquisa Feita Por Um hospitalar de São Paulo, COM 4,1 PESSOAS mil, revelou that 80% dos Motoristas consultados utilizam OS Telefones Celulares Ao volante, 42% Mensagens enviam admitiram that de texto enquanto dirigem e 8% disseram Que NÃO mudariam o Comportamento, MESMO sabendo das consequencias. 

LEIS

Kozakiwicz Disse Que Projetos de lei tramitam that nenhuma Congresso Nacional PODEM incentivar o motorista a se mudar o Comportamento, pois preveem o aumento do valor das Multas cabelo Uso do celular enquanto o motorista dirige. aprovadas SE, ELAS Passam de infração Média parágrafo sepultura UO gravíssima EO valor that today ESTÁ em R $ 85,13 DEVE subir consideravelmente. O Código de Trânsito Brasileiro Preve Duas infrações Que envolvem o celular: 

Dirigir COM APENAS UMA das Mãos, EXCETO QUANDO deva Fazer Sinais regulamentares de Braço, se mudar a marcha do Veículo, or acionar Equipamentos e Acessórios do Veículo (Art. 252, V); e Dirigir utilizando fones nsa Ouvidos Conectados uma aparelhagem sonora Ou de telefone celular; (Art. 252, VI), Que É um that o Usuário recebe na Prática. São consideradas infrações Mídia, com 4 Pontos de na habilitação.

O USO É Proibido MESMO com o caminhão parado, SEJA OU congestionamento semáforo. "MUITAS PESSOAS TEM Dúvida se PODEM USAR o fone de ouvido e USAR O Sistema Bluetooth do Som do Carro, MAS NÃO PODE Porque, Nestes Casos, Estamos usando funcoes cerebrais que prejudicam Nossa Atenção De..: 

Não E Como conversar com o Passageiro ao Lado UO ouvir musica sem rádio, Por Exemplo ", Explica a coordenadora de infrações do Detran, Marli Batagini. A psicóloga Especialista em Trânsito, Joneia Towamoto, Que Explica sem Trânsito o Condutor Já TEM Vários Fatores Pará se preocupar e insistir USAR o Aparelho aumenta EM ATE Duas vezes o ritmo Necessário parágrafo Reação. 

"Dirigir Exige o raciocínio aritmético (Cálculo de Aceleração e distanciamento do Veículo da frente) e lógico (Análise do Fluxo dos Veículos da frente e de Trás). QUANDO uma pessoa utiliza o celular na Direção uma automáticamente FICA Reação Mais lenta e Faz com that o Condutor Perca Completamente o foco ", alerta.

Deixe o seu comentário