Balanço é parcial, tendo em vista que algumas unidades básicas ainda precisam finalizar registros.

Mesmo com todos os esforços da Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção (Semsap) e da 1.ª Regional de Saúde o resultado da campanha de vacinação contra a dengue ficou bem abaixo do esperado em Paranaguá. Apenas 18,07% do público foi imunizado com a terceira dose, totalizando 3.642 pessoas vacinadas. O balanço é parcial, tendo em vista que em alguns postos ainda estão sendo finalizados os registros. 

Foram vacinadas ainda outras 1.141 pessoas para a segunda dose. Contabilizando com as que receberam a terceira, o total foi de 4.783. A campanha começou em 20 de março e encerrou no último sábado, com o Dia D. As doses estavam disponíveis em todas as 19 unidades básicas e também foram disponibilizadas por equipes volantes, em supermercados, empresas e locais com grande movimentação. 

O secretário municipal de Saúde e Prevenção, Paulo Henrique de Oliveira, lamentou a baixa procura pela vacina oferecida pelo Governo do Estado. “É uma pena que não tenha havido a adesão que esperávamos. A vacina é uma ferramenta eficaz de combate à dengue e era importante terminar o esquema vacinal, com a aplicação das três doses”, relatou o secretário. 

O prefeito Marcelo Roque também ficou decepcionado com os resultados da vacinação. Disse que a Prefeitura de Paranaguá continuará firme no propósito de combater o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika, chikunguynya e febre amarela. “

Sabemos que a vacina é uma forma eficaz de combater a dengue, mas permanecemos firmes com nossas equipes de agentes de endemias percorrendo todos os bairros da nossa cidade para verificar de casa em casa se os moradores não têm água parada em seus quintais acumulada. A população também tem que nos ajudar neste trabalho”, destacou o prefeito. 

SECOM

Deixe o seu comentário