O anúncio foi feito na primeira reunião de integração das forças de segurança do Estado do Paraná, realizada no Palácio Iguaçu.

O Governo do Estado anunciou nesta segunda-feira (30) a criação da Secretaria Especial da Administração Penitenciária, e retira a gestão do sistema penal paranaense da Secretaria de Segurança Pública (Sesp). Com isso, foi instituída uma unidade de gestão específica para tratar de assuntos relacionados às penitenciárias e unidades prisionais. A pasta será comandada pelo coronel da Polícia Militar Élio de Oliveira Manoel.

O anúncio foi feito na primeira reunião de integração das forças de segurança do Estado do Paraná, realizada no Palácio Iguaçu. De acordo com o Governo, a nova pasta não representa custos adicionais já que vai aproveitar toda estrutura já existente. Segundo a governadora Cida Borghetti, a determinação é acelerar as obras de presídios que já estão em andamento, iniciar a construção de novas unidades e reduzir o número de presos em delegacias, com uma interação maior com o Tribunal de Justiça do Paraná. Em março deste ano, o Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) divulgou que a superlotação nas delegacias do estado chega a 196%.

De acordo com o coronel Élio de Oliveira Manoel a missão é encontrar soluções e agilizar a abertura de novas vagas no sistema penitenciário do Estado, além de promover uma gestão humanizada da população carcerária, com ênfase na ressocialização dos presos. Antes de comandar a nova pasta, o coronel foi chefe da Casa Militar do Governo do Paraná e do gabinete Militar da Assembleia Legislativa do Paraná, além de compor o Estado Maior da PM.

Com informações da AEN

Deixe o seu comentário