Alteração ocorre para evitar desperdícios das doses de vacinas. As pessoas que chegarem às 16 horas serão atendidas até o final do expediente

A partir da próxima segunda-feira, 17, o horário de vacinação será alterado em todas as unidades básicas de saúde de Paranaguá, com exceção daquelas que funcionam em horário estendido. O encerramento passa a ser às 16h. Essa mudança foi determinada para evitar o desperdício das doses de vacina.

A Superintendente em Vigilância e Saúde, Merieli Zanicoski, explica que cada frasco de vacinação corresponde a 20 doses. “Depois que o frasco de vacina é aberto temos que utilizar todo o conteúdo, pois aquelas doses não utilizadas infelizmente precisam ser descartadas. A vacina BCG, por exemplo, contém 20 doses por frasco. Por essa razão, pretendemos concentrar o horário até às 16h, assim um número maior de pessoas receberá seguidamente as doses reduzindo o número de vacinas descartadas por falta de utilização”, comenta. 

Vale ressaltar que a alteração acontece para o horário limite de chegada dos pacientes. “Estaremos atendendo as pessoas até o final do expediente, mas com horário limite de chegada a Unidade de Saúde ás 16h”, reforça.

A Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção (Semsap) lembra ainda que todas as unidades básicas de saúde possuem vacinas. Os Agentes Comunitários de Saúde são credenciados e aptos a dar todo esclarecimento necessário. “As pessoas podem se dirigir a unidade básica mais próxima fazendo com que seu deslocamento seja menor gerando maior comodidade”, avalia. Levar a carteirinha de vacinação também é importante para colocar o esquema vacinal em dia.

O calendário de vacinação pode ser acessado através do link:

http://www.saude.pr.gov.br/arquivos/File/Calendario_de_Vacinacao_SITE.pdf

SECOM

Deixe o seu comentário