Para se inscrever basta procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa. Programa de combate ao tabagismo é serviço do ESF e conta com orientação médica, fornecimento de medicamentos para combater a ansiedade e ainda terapia em grupo.

Parar de fumar é uma luta que muitas pessoas não conseguem vencer sozinhas. A Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção (Semsap) tem o serviço para apoiar quem tem a intenção de se livrar do vício do tabagismo, que inclui orientação médica, fornecimento de medicamentos para combater a ansiedade e também terapia em grupo. 

Três unidades básicas (Alexandra, Serraria do Rocha e Jardim Araçá) oferecem o tratamento. A intenção é implantar o programa antitabagismo em todas as outras de saúde de Paranaguá, mas os interessados têm que demonstrar o interesse para tanto. 

O fumante que quiser parar com o vício deve procurar o posto de saúde mais próximo de sua casa e se inscrever. 

Quando houver o número suficiente de interessados o tratamento começará, primeiro com orientações médicas, e as reuniões virão em seguida, uma vez por semana, depois a cada quinzena e, finalmente, a cada mês. O tratamento tem duração prevista entre 4 e 6 meses. 

O secretário municipal de Saúde e Prevenção, Paulo Henrique de Oliveira, lembra que a contratação de mais profissionais para a atenção primária, realizada pela gestão do prefeito Marcelo Roque, foi o que permitiu oferecer o tratamento contra o tabagismo atualmente. 

“Com isso conseguimos ampliar o Estratégia Saúde da Família (ESF) de 8% para mais de 80% da população parnanguara. Fizemos parceria com os governo do Estado e Federal e isso permitiu oferecer esse programa para ajudar fumantes que querem largar do vício. Essas pessoas terão muito mais qualidade de vida e o sistema público de saúde é beneficiado porque o tabagismo é responsável pelo registro de várias doenças”, comenta o secretário. 

Cada unidade básica tem médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agente comunitário devidamente capacitados pela Secretaria de Estado da Saúde para oferecer o programa. As medicações (adesivos de nicotina e remédio para combater a ansiedade) são fornecidas pelo Ministério da Saúde e o paciente recebe assim que passa por uma consulta para avaliação médica. 

“Em seguida começa o tratamento com grupos de apoio. São 10 pacientes que recebem material informação sobre os malefícios do tabagismo e podem conhecer experiências de outras pessoas fumantes, apoio que comprovadamente ajuda a se livrar do vício”, declara a coordenadora de Atenção Primária da Semsap, Mariana França. 

Além das inscrições que podem ser feitas diretamente nas unidades básicas, as equipes de ESF fazem a busca ativa de pacientes fumantes nas regiões onde estão inseridas. Os agentes comunitários também são responsáveis por acompanhar e monitorar estas pessoas durante o tratamento, para que não desistam, conforme Mariana França. 

“Estamos muito felizes em poder implantar esse programa em nossas unidades. Em Alexandra iniciamos um grupo de apoio com 10 pessoas na primeira reunião e na segunda já foram mais 3. Cuidar da saúde é uma medida importante. Quem é fumante sabe dos problemas que o cigarro oferece à saúde. É difícil se livrar sozinho. Agora, estamos oferecendo todas as condições necessárias para que essas pessoas deixem o vício”, comenta Mariana. 

Em unidades onde está implantado o Núcleo Avançado de Saúde da Família (NASF) uma equipe multidisciplinar composta também pela psicóloga Jéssica Teixeira e pela fisioterapeuta Luciane Trindade está dando o apoio necessário para realização do programa.

SECOM

Deixe o seu comentário