Aproximadamente mil servidores estão participando do treinamento

Servidores da Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral participam do curso Brigada de Incêndio e Primeiros Socorros. Desde 2017, os profissionais da Educação das escolas municipais recebem as orientações da Secretaria Municipal de Segurança por meio da Academia da Guarda Civil Municipal (GCM). 

“Serão 10 turmas participando do treinamento, são quase mil profissionais. Além dos professores, funcionários da secretaria também passarão pelo curso”, informa a supervisora pedagógica, Heliane do Rocio Mendes de Bento.

A NPT 17 (Norma de Procedimento Técnico) estabelece “condições mínimas ´para a composição, formação implantação e treinamento de brigada de incêndio, abandono de área e primeiros socorros visando, em caso de sinistro, proteger a vida e o patrimônio”. “É muito importante que os profissionais da Educação participem do treinamento, afinal, prestar os primeiros socorros é necessário em um momento de emergência assim como também saber agir em um momento de princípio de incêndio. Os profissionais estão gostando muito do curso e aprendendo bastante com a equipe da Brigada de Incêndio da Guarda Civil Municipal”, avalia Vandecy Dutra, secretária municipal de Educação.

Os incêndios são acidentes que causam grande preocupação na maioria das pessoas. No entanto, o que pouca gente sabe, é que existem algumas maneiras de se prevenir e evitar que os incêndios aconteçam. São detalhes e pequenas ações que podem ser realizadas durante o dia a dia para evitar que esses grandes estragos cheguem a acontecer. Além da prevenção, é também de grande importância que se aprenda a combater os princípios de incêndio, pois quando as medidas são tomadas ainda em tempo, os estragos são bem menores. “Atender a NPT17 é algo obrigatório e a Guarda Civil Municipal é incumbida de fazer esse treinamento. Serão aproximadamente mil profissionais da educação que sairão do curso de 20 horas preparados para o básico em primeiros socorros e combate a princípios de incêndio”, informa Márcio Feliciano, comandante da Academia da Guarda Civil Municipal e coordenador do curso. Além da equipe da Brigada de Incêndio, técnico de segurança do trabalho da Secretaria Municipal de Obras, os profissionais da Educação estão recebendo as instruções do GCM Jean Balboni, bombeiro civil e Sérgio Pires, técnico de enfermagem. 

A Brigada da Guarda Civil Municipal também foi solicitada para fornecer curso de combate a incêndio aos profissionais do Hospital Regional do Litoral. “O treinamento também será fornecido a funcionários de outras secretarias municipais”, observa Márcio Feliciano. 

SECOM

Deixe o seu comentário