Estima-se que 80% dos criadouros estejam nos imóveis e por isso é responsabilidade da população manter seus imóveis sem a presença do Aedes Aegypti. Serão aplicados cinco ciclos de fumacê a partir desta segunda-feira.

Paranaguá volta a ter novamente circulando pelos quatro cantos da cidade a partir desta segunda-feira (11) os carros de fumacê. O lançamento deste importante serviço de combate ao mosquito Aedes Aegypti ocorreu no período da manhã, com a presença do prefeito Marcelo Roque e de várias outras autoridades. Os veículos começam a percorrer os bairros no período da tarde. 

Os 7 carros de fumacê circularão por 25 dias em Paranaguá, sempre no período da manhã (entre 6h e 9h) e ao entardecer e (17h30 e 21h). Serão cinco ciclos de aplicação de veneno, cada um com duração entre 3 e 5 dias. É importante que as portas dos imóveis estejam abertas, para atingir os mosquitos. Para evitar qualquer tipo de contaminação a orientação evitar o contato de crianças e animais de estimação com o produto. 

A cerimônia de lançamento ocorreu no pátio do prédio novo da 1.ª Regional de Saúde, ao lado da Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção (Semsap), na avenida Gabriel de Lara. “Pedimos para que o fumacê voltasse pela segunda vez esse ano (a primeira foi em maio) porque estamos bastante preocupados com os levantamentos que estamos fazendo nos bairros, que apontam que poderemos ter novamente uma epidemia de dengue na cidade. Agradeço ao secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, por ter liberado os carros de fumacê para esses novos ciclos”, destacou o prefeito Marcelo Roque. 

A Prefeitura de Paranaguá realizou várias ações para combater o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela, lembrou o prefeito. “Ainda não tínhamos assumido a Prefeitura, no ano passado, e já havia preocupação com esta questão. Realizamos mutirões por todos os bairros de Paranaguá, com remoção dos criadouros, e campanhas educativas, mas infelizmente a situação ainda preocupa. Estima-se que 80% dos criadouros do mosquito Aedes Aegypti está nos imóveis e por isso é importante que a população seja consciente e nos apoie”, declarou Marcelo Roque. 

O secretário municipal de Saúde, Paulo Henrique de Oliveira, destacou o empenho de agentes de endemias e de saúde, além dos cargos comissionados, que num total de 300 pessoas vem fazendo há alguns meses mutirões percorrendo os bairros de Paranaguá para conscientizar a população. Ele comentou que como a população não se conscientizou do problema medidas enérgicas tiveram de ser tomadas, como a aplicação de notificações e multas. “Não tivemos outra saída. Nem mesmo as mortes e a contaminação de boa parte da população no ano passado fizeram as pessoas se conscientizar e continuam criando os mosquitos como animais de estimação”, refletiu. 

Para a diretora da 1.ª Regional de Saúde, Ilda Nagafuti, é “importante a união de esforços” entre as autoridades para que a população de Paranaguá fique protegida. Além dela, também participaram da solenidade vários secretários municipais, representantes de setores da Secretaria de Estado da Saúde relacionados ao fumacê. Após a solenidade houve reunião para discutir detalhes das ações de prevenção que acontecerão ainda neste mês, na sede da Semsap. 

SECOM

Deixe o seu comentário