Campanha está sendo realizada nesta segunda-feira, na Praça Almirante Tamandaré, até 17h. Atividades são voltadas para adultos com mais de 30 anos e também crianças.

O prefeito Marcelo Roque participou na manhã desta segunda-feira (26) da cerimônia de abertura da Campanha de Prevenção e Diagnóstico de Câncer Bucal, na Praça Almirante Tamandaré, no centro histórico de Paranaguá. O evento é uma parceria entre o Hospital Erasto Gaertner e a Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção (Semsap) e segue até 17h. 

Os atendimentos estão acontecendo numa tenda armada na praça. Profissionais e voluntários fazem o trabalho buscando pacientes com mais de 30 anos que apresentem algum tipo de lesão na boca ou que tenham o comportamento propenso a ter a doença, como tabagistas e pessoas que consomem álcool com frequência. Crianças também têm atividades, como escovação supervisionada e aplicação de flúor. 

O evento tem o apoio do Conselho Regional de Odontologia (CRO-PR), Associação Brasileira de Odontologia (ABO Litoral), Doc Plus, Instituto Peito Aberto e Seduc. Na Semsap quem conduziu as ações da campanha foi a dentista Mariana França, coordenadora de Atenção Primária e responsável pelo Departamento de Odontologia. Se houver suspeita de câncer bucal o paciente já recebe o devido encaminhamento e até receituário médico para iniciar tratamento, em casos de menor gravidade. 

O responsável pelo evento, Dr. Laurindo Moacir Sassi, chefe do Serviço de Cirurgia Bocomaxilofacial do Erasto Gaertner e autor do projeto, desenvolvido há 30 anos, salientou a importância da prevenção. “O câncer pequeno tem cura. O grande é muito difícil. Fatores que podem vir a desencadear são o álcool e fumo. Temos que fazer campanhas para mudar esse quadro”, alerta. 

Dr. Sassi destaca que adultos com mais de 30 anos podem fazer o autoexame, pelo menos uma vez por mês. “Basta usar um espelho e um cabo de colher. Abra a boca num local claro, afaste a bochecha e levante a língua. Tem que procurar por manchas brancas, vermelhas, caroço e lesão. Se persistirem depois de 15 dias procurar um dentista ou um médico”, orienta o dentista. 

O prefeito Marcelo Roque agradeceu a parceria firmada com o Hospital Erasto Gaertner. “É muito importante esse trabalho preventivo que está sendo desenvolvido hoje em nossa cidade. Estamos lutando bastante para entregar a unidade avançada do hospital no próximo ano”, comentou o prefeito. 

“Temos que parabenizar o Dr. Sassi por essa campanha. Com a unidade avançada pretendemos deixar um espaço voltado para a saúde bucal. Tivemos várias melhorias na área de saúde até agora e em 2019 queremos ampliar ainda mais avanços, para oferecer uma saúde com mais qualidade à população de Paranaguá”, completou o prefeito Marcelo Roque. 

Para a secretária municipal de Saúde e Prevenção, Lígia Regina de Campos Cordeiro, a campanha é importante para se diagnosticar casos envolvendo a doença ainda na fase inicial. “Quem não tem tempo para se prevenir vai ter que tempo para se tratar. Peço que o pessoal procure esse diagnóstico do Hospital, de uma pessoa tão experiente como o Dr. Sassi. Com certeza teremos no ano que vem uma outra campanha. Na semana passada tivemos uma reunião para tratar de outra campanha, que anunciaremos em breve”, comentou a secretária.

O aposentado Leoclides Viana Mafra tem 61 anos. O morador do Centro de Paranaguá ouviu no rádio que haveria a campanha de prevenção. Ao chegar no local escutou os discursos das autoridades e resolveu fazer o exame, mesmo sem ter nenhum tipo de lesão. “É muito boa essa iniciativa. Estão todos de parabéns por poderem oferecer esse serviço para nossa comunidade”, destacou o aposentado. 

O vice-prefeito Arnaldo Maranhão lembrou que quando foi vereador conseguiu aprovar projeto de lei que beneficia as crianças da rede municipal com entrega de kit de higiene bucal contendo creme, escova e fio dental. “É uma honra saber que estamos trabalhando a prevenção. Atualmente são 13 mil estudantes da rede municipal beneficiados por essa lei, o que me orgulha muito. Parabéns ao Hospital Erasto Gaertner e à nossa Secretaria de Saúde por essa brilhante iniciativa”, completou o vice-prefeito. 

UNIDADE AVANÇADA

A previsão é que na próxima semana já esteja emitido o CNPJ da unidade avançada de Paranaguá. Estão tramitando as licitações para adequação do prédio e ainda para aquisição do mobiliário necessário para tornar utilizável o espaço, que fica ao lado do prédio atual da Semsap, na rua João Eugênio, no centro de Paranaguá. No local poderá ser oferecido tratamento de quimioterapia e consultas com médicos, evitando assim que pessoas com câncer tenham que subir a serra para se cuidar.

O Prefeito destacou o evento em sua página oficial no Facebook

Deixe o seu comentário