Intenção foi ver detalhadamente o que é necessário para instalar unidade para tratamento de pacientes com câncer em Paranaguá, numa parceria com o hospital

O prefeito Marcelo Roque visitou na tarde desta quinta-feira (1º) a unidade avançada do Hospital Erasto Gaertner de Irati, na região sudeste do Paraná. A intenção foi verificar in loco a estrutura necessária para que Paranaguá também passe a oferecer atendimento para pacientes em tratamento contra o câncer, conforme foi definido no dia 20 de fevereiro com o secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo.

Participaram da comitiva os secretários municipais de Saúde, Paulo Henrique de Oliveira, de Planejamento, Silvio Loyola, e de Comunicação, Camila Roque, além dos vereadores Sargento Orlei, Tiago Kutz, Nóbrega, Nilo Ribeiro Monteiro e Fábio Santos. Também estava presente a superintendente de Vigilância em Saúde, Merieli Zanicoski.

“Ter uma unidade do Hospital Erasto Gaertner em Paranaguá é um sonho antigo. Isso vai ajudar muitos pacientes com câncer de nossa cidade que hoje têm que subir a serra para ter atendimento. Sabemos que é um tratamento pesado, que debilita o paciente, e uma viagem e a espera pioram tudo isso”, salientou o prefeito.

Vídeo transmitido ao vivo pelo Facebook do Prefeito Marcelo Roque

A intenção é implantar um ambulatório avançado com vários serviços na área de oncologia. Entre os procedimentos previstos estão consultas especializadas e de triagem, sessões de quimioterapia oral, acompanhamento pós-operatório, curativos, além de outros serviços de baixa e média complexidade. Serão destinados recursos de custeio do Governo do Estado para abertura do espaço. A prefeitura de Paranaguá vai providenciar o espaço para instalação.

O prefeito Marcelo Roque aproveitou ainda para agradecer ao secretário Michele Caputo. “Ele fez muita força para que essa unidade viesse para Paranaguá”, destacou o prefeito. Já o secretário municipal de saúde voltou a reafirmar que a instalação do serviço trará mais qualidade de vida aos pacientes. “É muito desgastante subir e descer a serra. Com essa unidade funcionando os pacientes vão poder se tratar perto de casa, com bastante conforto”, declarou o secretário Paulo.

Durante a visita à unidade de Irati, o vereador e vice-presidente da Câmara Municipal, Sargento Orlei, disse que “estava boquiaberto com a estrutura”. “Queremos levar para Paranaguá esse serviço o quanto antes. Estão de parabéns o prefeito Marcelo Roque e o secretário Paulo Henrique por levarem para Paranaguá esse projeto. Vai ser muito benéfico para nossa cidade”, acrescentou o vereador.

Já Tiago Kutz afirmou que os vereadores “estavam encantados com o que vimos aqui”. “Temos certeza de que é uma estrutura que pode ser feita em Paranaguá. É muito importante esse serviço porque são pessoas fragilizadas. Esperamos poder comemorar em breve o início das atividades desta unidade do Hospital Erasto Gaertner em nossa cidade”, declarou o vereador.


Com informações da SECOM

Deixe o seu comentário