Ação integra o Programa de Monitoramento de Manguezais, que ocorre a cada dois meses em Paranaguá. A Appa já promoveu sete campanhas deste tipo e cerca de uma tonelada de lixo já foi retirada dos mangues pelo Porto
APPA

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) recolheu, nesta quarta-feira (09), 80 quilos de resíduos das áreas de mangue localizadas no entorno do Porto.

A limpeza dos mangues da baía de Paranaguá integra o Programa de Monitoramento de Manguezais, que ocorre a cada dois meses, e é realizado por colaboradores da Appa e voluntários de empresas terceirizadas. O objetivo da ação, além de recolher o lixo deixado no mangue e destiná-lo adequadamente, é conscientizar a população sobre o cuidado com o meio ambiente.


Publicidade


O diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino, conta que a limpeza dos manguezais é apenas uma das iniciativas dos Portos do Paraná voltada à conservação do meio ambiente.

“Temos mais de 45 projetos e ações. No entanto, é muito importante conscientizarmos as pessoas sobre o papel das áreas de mangue para a conservação da riqueza biológica dos ecossistemas costeiros”, declarou. “Vale lembrar ainda que estas áreas servem como berçários naturais para espécies características dos ambientes marinhos”, completou Dividino.

BALANÇO - Ao todo, a Appa já promoveu sete campanhas de limpeza de mangue nas áreas do Rocio e Oceania, em Paranaguá, de onde foram retiradas cerca de uma tonelada de lixo.

O diretor de Meio Ambiente da Appa, Bruno da Silveira Guimarães, conta que são retirados dos mangues principalmente sacolas plásticas, garrafas PET e de vidro, fraldas, roupas e bitucas de cigarro.

“Os resíduos recolhidos são predominantemente domésticos, o que demonstra a importância do reforço e da manutenção das ações de educação ambiental”, enfatiza Guimarães.

Segundo ele, o Programa de Monitoramento de Manguezais tem o propósito de garantir a avaliação evolutiva das áreas de mangue pela observação dos processos erosivos, e também promover a sua conservação.

APPA

Deixe o seu comentário