Porto em risco de fechamento

Em seu discurso, na tarde desta segunda-feira (19), o Deputado Estadual Requião Filho (PMDB) alerta para possibilidade de paralisação das atividades do Porto de Paranaguá dentro de dois meses.

De acordo com Ato Declaratório publicado no último dia 8 de maio, no Diário Oficial da  União, a Receita Federal pede à Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina - APPA, o cumprimento de regularização em questões ambientais e operacionais, já alertadas e notificadas no início deste ano.  Desta decisão não cabe recurso e pode levar à suspensão das atividades de movimentação, armazenagem e despacho aduaneiro de mercadorias. O prazo para sua execução encerra no dia 09 de agosto de 2017.

Publicidade

"Estou encaminhando ofícios para a Agência Nacional de Transportes Aquaviários - Antaq, Tribunal de Contas, Governo do Estado, Ministério dos Transportes, Conselho de Autoridade Portuária e Alfândega de Paranaguá para que se manifestem sobre este incidente. O Porto tendo suas atividades paralisadas trará um prejuízo enorme aos empresários paranaenses e para a economia nacional. A direção do Porto já foi advertida e nada foi feito até agora, nem pela APPA, nem pelo Governo do Estado. Perder a capacidade alfandegária e de armazenamento do nosso porto é um risco muito grande e uma irresponsabilidade maior ainda", afirmou o deputado.

FOTO: Noemi Froes, DIVULGAÇÃO / ALEP

Deixe o seu comentário