Com a chegada do inverno o número de pacientes que procuram as unidades de saúde aumentam.

No total, suas cinco unidades básicas de saúde (UBS), localizadas em: Pontal do Sul, Shangri-lá, Ipanema, Praia de Leste e Colônia Pereira, realizaram 2126 atendimentos além da Unidade da Criança e Mulher em Ipanema, que realizou 420 atendimentos, lê-se atendimentos em ginecologia e obstetrícia, fora  outros atendimentos que são realizados no Centro e não foram somados a esse número.

Com a chegada do inverno o número de pacientes que procuram nossas unidades de saúde aumentam. Tanto por problemas de pressão, como também por problemas relacionados as vias respiratórias, no caso das crianças.

 Para se ter uma ideia, na última segunda-feira, dia nove de maio, nosso pediatra atendeu 60 crianças em um único dia”, contou a secretaria municipal de Saúde Maristela Vieira da Silva.

Cada UBS possui uma equipe de trabalho composta por médico, enfermeira, dentista, técnicos em enfermagem, agente comunitário de saúde, além do corpo administrativo.

Atendimento com médicos especialistas e outros profissionais de saúde também são ofertados pelo Município, como no caso dos atendimentos com: 

Ortopedista, psiquiatra, pediatra, reumatologista, ginecologista e obstetra, fisioterapeuta, nutricionista, fonoaudiólogo, dentista e ultrassonografia, que prestam atendimento em UBS´s específicas.

Além das cinco UBS´s, os dois pronto atendimentos 24h do Município atenderam no último mês 2816 pacientes. “Em período de temporada esse número aumenta. Já chegamos a ultrapassar a contagem de 400 pacientes dia”, disse a secretária.

Fora os atendimentos diários, as UBS´s também realizam atividades visando a promoção a saúde, como no caso das reuniões do Hiperdia, voltada aos pacientes hipertensos e diabéticos, as reuniões das gestantes, ações de combate e prevenção à Dengue e também as palestras de saúde bucal e bochecho com flúor que acontecem em todas as escolas municipais.

De acordo com o prefeito Edgar Rossi, além dos atendimentos nas UBS, os investimentos na área da Saúde garantem a população pontalense o tratamento fora do domicílio. “Nosso investimento na Saúde, além das consultas e todo os serviços prestados nas unidades de saúde, permite que vários pacientes façam seu tratamento em clínicas e hospitais de Curitiba e Região Metropolitana, com o transporte que oferecemos. 

Cuidar da nossa população, garantindo acesso a saúde é nossa prioridade”, pontuou o prefeito.

Confira abaixo os locais e dias de atendimento das especialidades no Município:

ESPECIALIDADEDIA ATENDIMENTOLOCAL


Ortopedista                                     4ª   feiraUBS         Ipanema
Reumatologista                            2ª   feiraUBS         Praia de Leste
Psiquiatra                                        6ª   feiraCAPS   – Jardim Canadá
Fisioterapeuta                            Todos   os dias  UBS   Praia de Leste
Fonoaudiólogo            Todos   os dias     Centro   Saúde    Criança   Mulher – Ipanema
Dentista            Todos  os dias   UBS   Praia de Leste,   Ipanema – Pontal do Sul

2ªfeira   – Centro Saúde Criança e Mulher
Pediatria   2ª   e 5ª feira2ª   e 4ª feira2ª,   4ª e 5ª feira2ª   e 5ª feira 4ª   feira

Da assessoria

Deixe o seu comentário