A vacina possibilita que o organismo do bebê produza defesas contra o vírus

A vacina contra o rotavírus está presente no calendário brasileiro de imunizações desde 2006. As Unidades Básicas de Saúde de Paranaguá estão preparadas para vacinar contra a doença que provoca vômito, diarreia e febre alta que podem causar desidratação grave.

A vacina monovalente, encontrada na rede pública, deve ser aplicada em duas doses nos primeiros meses de vida. A primeira aos 2 meses e a segunda aos 4 meses de vida.

De acordo com o Ministério da Saúde, ao comparar o período antes e depois da adoção da vacina contra o rotavírus houve redução de 74,1% dos óbitos em menores de 1 ano e de 61,4% na faixa etária de 1 a 4 anos. Além disso, foi verificada redução de 44,1% nas internações em menores de 5 anos, no período de 2007 a 2011.

O rotavírus se caracteriza por uma forma cujos sintomas aparecem muito rápido com vômito, diarreia e febre alta, que podem causar desidratação grave. Em alguns casos, também há sintomas como falta de apetite, náuseas e dores abdominais. A principal forma de contágio é via fecal-oral, ou seja, por contato pessoa a pessoa através de água, objetos e alimentos contaminados e, mais raramente, por propagação aérea.

“A gastroenterite (quadro de infecção intestinal grave) causada pelo rotavírus é bem democrática e pode atingir todas as esferas sociais. Saneamento sozinho não é capaz de chegar a resultados como os que obtivemos com a vacinação", explica a pediatra Isabella Ballalai, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações. "As pessoas confundem porque, muito tempo atrás, a vacina gerava muitos efeitos adversos, mas esta versão só foi usada nos Estados Unidos e logo foi suspensa. Depois disso, se investiu muito para desenvolver uma vacina mais segura. Os efeitos colaterais existem, mas são poucos; diarreia leve e vômito raramente. 

Os especialistas são unânimes ao dizer que os pais devem conversar com o médico da criança e com especialistas para tirar todas as dúvidas antes de tomar qualquer decisão no sentindo de suspender ou nem iniciar a vacinação. 

A vacinação é indicada para evitar as complicações referentes a esse vírus. A forma clássica da doença ocorre principalmente na faixa de seis meses a dois anos. Além da forma monovalente da vacina, ainda existe a forma pentavelente, que oferece proteção direta para cinco tipos de rotavírus e é encontrada exclusivamente na rede privada.

Unidades

De acordo com a coordenação das unidades básicas, todas estão preparadas para vacinar contra o rotavírus. Inclusive aquelas que atendem no horário estendido até às 23h que são a unidade de saúde 'Branquinho', localizada na Vila Divinéia, posto 'Guilheminha Mazzali Gaida' no Jardim Iguaçu/Vila Marinho, unidade de saúde de Alexandra, da Vila Garcia, Serraria do Rocha, Ilha dos Valadares (Rodrigo Gomes), e ainda Gabriel de Lara.

O horário estendido é um grande ganho para a população de diferentes regiões de Paranaguá. 

Paranaguá Previdência apresenta Avaliação Atuarial e palestra sobre economia

SECOM

Deixe o seu comentário