Prefeito Marcelo Roque esteve em Curitiba para tratar dos detalhes desta iniciativa
PMP

O secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, chamou o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, e o superintendente do Hospital Erasto Gaertner, Adriano Lago, para colocar em prática o projeto de instalação da unidade avançada do hospital oncológico em Paranaguá, atendendo todo o Litoral do Estado.

O objetivo é permitir que parte do tratamento contra o câncer seja ofertado na cidade, reduzindo a necessidade de deslocamento de pacientes para Curitiba.

De acordo com o prefeito "estamos cumprindo nosso discurso de posse, de fazer de Paranaguá, uma referência em saúde pública e vamos fazer ainda mais", disse. "Estaremos trabalhando para colocar esta iniciativa em prática o mais breve possível", completou.

Uma comitiva de Paranaguá deve ir para Irati conhecer a unidade oncológica que foi instalada naquela cidade. "Vamos conhecer o ambulatório de Irati que é referência regional em oncologia e trabalharemos para garantir este serviço para as pessoas de Paranaguá também", destacou o secretário de Saúde de Paranaguá, Paulo Henrique Oliveira que também participou da reunião, juntamente com a Superintendente de Gestão da SEMSAP, Lígia Regina Cordeiro.

Em Irati

O ambulatório de Irati é o primeiro do Hospital Erasto Gaertner implantado no interior do Estado. O serviço é referência regional em oncologia e oferta procedimentos de baixa e média complexidade, reduzindo a necessidade do deslocamento de pacientes da região para a sede do hospital, em Curitiba.

De acordo com o secretário, trata-se de mais uma ação efetiva do Governo do Estado para descentralizar serviços especializados de saúde. “Nossa meta é levar atendimento de qualidade para mais perto das pessoas. E a instalação desta unidade de tratamento oncológico em Irati é um exemplo deste esforço que estamos fazendo. As pessoas não precisam mais pegar a estrada e ficar horas dentro de um ônibus ou uma van para realizar seu tratamento”.

Inaugurado em outubro do ano passado pelo governador Beto Richa, o ambulatório era uma demanda antiga da população da região. O projeto contou com o apoio importante da sociedade civil organizada, com destaque para o trabalho da Associação do Núcleo de Apoio aos Portadores de Câncer de Irati (ANAPCI), que cedeu o prédio para a instalação da unidade.

SECOM

Deixe o seu comentário