Evento que conta com o apoio da Prefeitura começa no dia 17 de agosto

Além de ser rodeada por belezas, Paranaguá conta com inúmeras tradições e cultura. O fandango é uma delas. Considerado patrimônio cultural brasileiro desde 2012 pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a dança é cada vez mais reconhecida e valorizada. 

Em 2001, a Câmara Municipal de Vereadores elaborou uma Lei que criou o Dia Mundial do Fandango e do Barreado. O ex-prefeito Mário Roque sancionou a Lei que garante a data no terceiro domingo de agosto. 

Para celebrar a tradição, tem início no dia 17 de agosto na Ilha dos Valadares, a 9ª edição da Festa do Fandango Caiçara de Paranaguá. O evento é promovido pelos grupos de fandango e conta com o apoio da Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur). 

"Estamos valorizando a nossa tradição. É preciso enaltecer a nossa cultura. O fandango é uma dança que não pode acabar, e estamos fazendo com que isso não aconteça. Hoje, existem projetos de cultura caiçara sendo empregados em escolas municipais, por exemplo, que ajudam a disseminar a história da Cidade Mãe do Paraná", comenta o secretário de Cultura e Turismo, Harrison Camargo. 

A 9ª edição da Festa do Fandango acontecerá na Praça Cyro Abalém e contará com uma extensa programação que seguirá até o dia 19 de agosto. Segundo a organização, 13 grupos de fandango se apresentarão durante os dias de festa, inclusive de comunidades vizinhas. 

"É pra quebrá moçada": programação conta com mobilização caiçara, rodas de conversa, oficinas e bailes de fandango

A Festa Nacional do Fandando Caiçara de Paranaguá começará no dia 17 de agosto, com abertura oficial às 19h, na Praça Cyro Abalem na Ilha dos Valadares. Confira a programação completa:

17/08 - SEXTA-FEIRA

19h - Abertura Oficial 

19h30 - Cerimônia de Posse do Comitê de Salvaguarda do Fandango Caiçara 20h - Roda de conversa sobre o Comitê de Salvaguarda: “O que é, pra que serve?” 

21h - Abertura da exposição fotográfica “Vivendo da pesca: retratos do cotidiano da atividade pesqueira artesanal no litoral do Paraná” 

21h30 - Baile de Fandango 

18/08 - SÁBADO

Das 14h às 17h: OFICINAS:

*“No balanço do fandango: coreografias do fandango caiçara” – Grupo *Fandaguará/Guaraqueçaba/PR 

*A Dança da Xiba – Grupo Bacurau/Ubatuba/SP 

*Rabeca e Viola do fandango – Aorelio Domingues/Paranaguá/PR 

*Fandango em conserva – Aliete Domingues/Paranaguá/PR 

*Prática musical do fandango – Zeca Martins/Paranaguá/PR 

19h30 - Oficina preparatória Edital do Fandango Caiçara/2018 – IPHAN 

21h00 - Baile de Fandango 

19/08 – DOMINGO

14h - Reunião do Comitê de Salvaguarda do Fandango. Local: Associação de Moradores da Ilha dos Valadares



Bairros de Paranaguá recebem melhorias em infraestrutura urbana

 

SECOM




Deixe o seu comentário