Mulheres poderão fazer exames preventivos e também marcar mamografia. Ação para conscientizar população feminina acontece desde o início do mês, mas permanece depois também.

Todas as unidades básicas de saúde de Paranaguá ficarão abertas neste sábado (27) para marcar mamografia e realizar exame ginecológico preventivo (Papanicolau). A ação da Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção (Semsap) faz parte da programação do Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização para detecção precoce tanto do câncer de mama como no colo do útero.

Várias atividades estão sendo preparadas para atrair o público feminino. As opções vão desde corte de cabelo, aula de zumba, ginástica laboral, pintura no rosto para as crianças e distribuição de pipoca, além de sorteio de brindes às mulheres que forem à unidade para realizar os exames. 

São iniciativas organizadas pelos próprios servidores das unidades, a quem a secretária municipal de Saúde e Prevenção fez questão de homenagear, pelo empenho. “Tivemos várias ações durante o mês para conseguir atingir uma camada da população que não etá se cuidando. Quero parabenizar e agradecer imensamente nossos servidores, que literalmente vestiram a camisa rosa e fizeram a diferença para que as mulheres procurassem as unidades. Até agora a procura tem sido um sucesso”, avalia a secretária Lígia Regina de Campos Cordeiro.

A secretária também aproveita para convidar as mulheres para que procurem as unidades de saúde neste sábado. “Peço para que nossa população feminina vá aos nossos postos e faça o exame preventivo ou para marcar a mamografia. É tudo gratuito e vocês também serão muito bem atendidas por nossas equipes, que preparam diversas atividades. Descobrir o câncer ainda no início é muito importante”, orientou a secretária. 

A equipe da Coordenação da Atenção Primária está organizando os relatórios que apontam altos índices de procura nas unidades básicas de saúde durante o Outubro Rosa. “Vamos fazer a divulgação desses dados assim que termine o mês. Mas aproveitamos para orientar que esses exames continuam à disposição em todos os outros meses do ano. Pedimos que as mulheres se cuidem, que busquem orientação. Isso salva vidas”, completou a coordenadora de Atenção Primária, Mariana França. 

SECOM

Deixe o seu comentário