Em alguns locais de Paranaguá acúmulo de lixo se forma com a mesma rapidez que ocorre a coleta dos resíduos

Diariamente, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) realiza limpeza nos bairros e Centro de Paranaguá. Em alguns pontos da cidade, lixões se formam com a mesma rapidez que ocorre a coleta dos resíduos. Nesta semana a população conferirá uma série de reportagens sobre esses locais e o trabalho realizado pelas equipes da Semma para conter essa prática que afeta negativamente a qualidade de vida da população. Um dos pontos críticos está localizado no Jardim Samambaia, nas proximidades da BR 277. 

Foi necessária a utilização de trator e um caminhão para a retirada de todo o lixo e entulho despejados irregularmente. “Infelizmente é uma rotina. Nossas equipes vêm, fazem a retirada e, no mesmo dia, o local está novamente tomado pelo lixo”, lamenta o secretário municipal de Meio Ambiente, Raphael Rolim de Moura. A equipe realizou novamente a retirada de lixo e entulho depositada irregularmente na localidade na manhã desta segunda-feira, 3.

“Não há justificativa para tal atitude. A coleta é realizada em todos os bairros, segue o cronograma semanal, não há razão para pessoas jogarem resíduos nas ruas dessa forma acarretando em um ambiente sujo, com forte odor e que pode inclusive acarretar doenças”, enfatiza o secretário. 

Raphael Rolim de Moura acredita que é uma minoria da população que ainda tem atitudes prejudiciais como essa. “Sabemos que a maioria dos moradores age corretamente depositando seu lixo no local certo, aguarda o dia e horário de passagem do caminhão de coleta, mas alguns poucos ainda insistem nessa prática prejudicial. Por isso, pedimos às pessoas que denunciem à Semma ao presenciarem essa atitude. Não podemos mais conviver com uma situação como essa em Paranaguá”, ressalta.

Outros pontos críticos na cidade serão acompanhados durante toda a semana. “A Prefeitura de Paranaguá tem feito sua parte para que o município fique mais limpo, saudável e bonito. Acompanharemos as situações em cada um desses trechos pois, infelizmente, na maioria das vezes a limpeza ocorre pela manhã e no período da tarde o local já está tomado por resíduos. Precisamos que a população nos ajude a manter esses espaços limpos e cuidados”, salienta Raphael Rolim de Moura.

No período da tarde ainda desta segunda-feira, 3, a equipe retornou ao local no Jardim Samambaia e presenciou o momento em que um homem vindo de outra rua, caminhou até o ponto onde ocorreu a retirada dos resíduos e descarregou no local um carrinho de mão repleto de lixo. “Sem dúvida ele não foi o único visto que uma grande quantidade de resíduos já começa a acumular novamente naquele ponto. Não é uma tarefa fácil, mas o trabalho de conscientização, limpeza e fiscalização continuará”, destaca o secretário.

SECOM

Deixe o seu comentário