Confira entrevista com Germano Teixeira da Silva - Capitão dos Portos do Paraná

A partir do dia 22 de dezembro, a Marinha do Brasil inicia a Operação Verão 2017/2018. É uma Campanha voltada para a intensificação de ações de conscientização e de fiscalização do tráfego aquaviário nas áreas de maior concentração de embarcações, sobretudo as de esporte e recreio e de turismo náutico, por ocasião de férias e feriados prolongados.

De acordo com informações da Diretoria de Portos e Costas, a principal causa dos acidentes em embarcações de esporte e recreio é a falha humana, o que por vezes pode resultar em consequências irreversíveis. Para minimizar a possibilidade da ocorrência de desastres náuticos, a Campanha deste ano traz como mote a valorização da vida e a responsabilidade do proprietário e do condutor da embarcação, especialmente durante as atividades de lazer.

Com o conceito “Segurança da Navegação: quem valoriza a vida, respeita”, a mensagem chega ao público com uma linguagem reflexiva, retratada em imagens de situações de risco, acidentes e suas possíveis consequências. As peças frisam a importância de se adotar atitudes conscientes para prevenir acidentes e garantir a integridade física dos tripulantes, dos passageiros e dos banhistas, promovendo a divulgação das principais regras de navegação e a importância do seu cumprimento para quem deseja aproveitar a época mais quente do ano com segurança.

Dados da Superintendência de Segurança do Tráfego Aquaviário da DPC mostram que somente no verão 2016/2017 ocorreram mais de 34% do total dos acidentes registrados até dezembro deste ano. As lanchas e motos aquáticas são destaques nas estatísticas. Nos últimos três verões elas representaram mais de 74% dos casos registrados com embarcações de esporte e recreio.

Naufrágio, abalroamento, queda de pessoas na água, incêndio e colisão são os casos que mais chamam a atenção nas estatísticas. De dezembro de 2016 a março de 2017, as embarcações que mais se envolveram com esses acidentes durante o lazer foram lanchas (57%), motos aquáticas (16%) e botes (11%).

“Travessia Segura”

Uma novidade que ocorrerá dentro da Operação Verão 2017/2018 será a campanha “Travessia Segura”, entre os dias 15 e 31 de janeiro, em todo o País, com foco especial nas embarcações de transporte de passageiros e de turismo náutico, que tem seu fluxo intensificado durante o período de férias nas regiões litorâneas e nos balneários.

A Operação Verão é realizada todos os anos por meio dos Distritos Navais, Capitanias dos Portos, Delegacias e Agências e segue até o fim do mês de fevereiro nas áreas de maior concentração de embarcações. Ao longo de toda a Operação mais de cinco mil militares e servidores civis se mobilizam para verificar o cumprimento das regras de segurança da navegação. As ações de fiscalização envolvem os seguintes aspectos: habilitação dos condutores, documentação da embarcação, material de salvatagem (coletes e boias), extintores de incêndio, luzes de navegação, a lotação e o estado da embarcação. Além disso, serão utilizados etilômetros, tendo em vista que é proibido o consumo de bebidas alcoólicas pelos condutores.

  • Recomendações de segurança
  • Esteja atento e vigilante durante a navegação.
  • Navegue a mais de 200 metros de distância da praia, respeite os banhistas.
  • Tenha em mãos a sua habilitação e os documentos obrigatórios.
  • Conduza sua embarcação com velocidade segura.
  • Faça manutenção preventiva na sua embarcação.
  • Não consuma bebidas alcoólicas quando for conduzir sua embarcação.
  • Conheça bem todos os lugares por onde a embarcação irá navegar.
  • Conheça a previsão do tempo antes de sair e fique atento às possíveis mudanças.
  • Previna incêndios em sua embarcação.
  • Respeite o limite de pessoas a bordo e garanta a estabilidade da embarcação.
  • Informe seu plano de navegação e a lista das pessoas a bordo ao seu iate clube. Leve sempre um equipamento de comunicação.
  • Calcule o consumo de combustível para ir e voltar.
  • Quando ancorado, não acione motores ou movimente a embarcação se tiver alguém por perto na água.
  • Tenha coletes salva-vidas para todos a bordo.
  • Não polua mares, rios e lagoas.

Colaboração Capitania dos Portos Paraná

Deixe o seu comentário